A Turkish Airlines demonstrou novamente ter interesse em contar com uma frota de jatos regionais e que a Embraer é uma das fabricantes dispostas a preencher essa lacuna.
Em entrevista ao site Sam Chui, Ahmet Bolat, presidente da companhia aérea, revelou que negocia operar entre 15 e 20 jatos E2, mas espera da fabricante brasileira uma proposta mais ampla, que envolva até mesmo a tripulação das aeronaves.
‘Tragam as aeronaves, os pilotos, tragam manutenção de hora em hora, então eu consideraria tal oferta”, disse Bolat, que argumentou que sem isso será preciso criar toda uma infraestrutura para dar suporte aos aviões, o que afetaria a margem de lucro, considerada pequena.
A Turkish também diz estar analisando o leasing puro ou o wet-leasing, com fornecimento do serviço total dos jatos.
O interesse da maior companhia aérea turca pelos aviões da Embraer é antigo. Em 2019, o então presidente do Conselho de Administração da Turkish revelou que a empresa estudava uma encomenda de E190/195 ou do Airbus A220.
No entanto, em junho a mídia local antecipou uma iminente encomenda de 30 A220 argumento que a Turksih teria preferido o avião da Airbus por conta do maior alcance e o menor custo operacional. No entanto, até hoje o suposto acordo não foi anunciado.
A Turkish chegou a operar os quadrimotores RJ70 e RJ100, mas aposentou o último dos aviões britânicos em 2006. Desde então, a companhia aérea tem como menor aeronave o Airbus A319.