Turkish Airlines encomenda mais quatro Boeing 777 cargueiros

Frota de aeronaves de carga chegará a 12 jatos 777F. Modelo deixará de ser produzido em 2027 devido à restrições ambientais
A Turkish Cargo terá 12 Boeing 777F no futuro
A Turkish Cargo terá 12 Boeing 777F no futuro

A Boeing e a Turkish Airlines celebraram um novo acordo para a venda de quatro 777F cargueiros. O pedido fará com que a frota da aeronave na empresa turca chegue a 12 jatos.

É o segundo pedido de 777 cargueiro do ano, após uma empresa não identificada ter encomendado uma aeronave em fevereiro.

“Este novo investimento na expansão da nossa frota de carga ressalta o nosso compromisso em atender à crescente demanda global por serviços de frete aéreo”, disse o diretor de carga da Turkish Airlines, Ali Türk. “A adição destes Boeing 777 Freighters não só irá melhorar as nossas capacidades operacionais, mas também servirá como mais um passo na nossa visão estratégica para alcançar o topo do setor de carga aérea em todo o mundo, mantendo a nossa posição de liderança com o nosso serviço e eficiência incomparáveis ​​para os nossos clientes em todo o mundo.”

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O 777F está em serviço desde 2009 quando o primeiro jato foi entregue à Air France. Desde então houve mais de 265 entregas, sendo o cargueiro de produção em série mais vendido da Boeing em todos os tempos.

A Boeing tinha ainda 53 pedidos pendentes de entrega até maio.

Boeing 777-8F deve estrear em 2027
Boeing 777-8F deve estrear em 2027 (Boeing)

Substituído pelo 777-8F

A aeronave pode transportar uma carga útil de até 102 toneladas métricas (112 toneladas) e tem um alcance de 9.200 quilômetros (4.970 milhas náuticas).

No entanto, em virtude de novas regulamentações ambientais instituídas pelo OACI, o 777F não poderá ser mais produzido a partir de 2028.

Para substituí-lo, a Boeing lançou o 777-8F, baseado na família 777X e que possui uma capacidade de carga ainda maior, de 113 toneladas. A entrada em serviço, entretanto, depende da evolução da certificação do 777-9, maior widebody bimotor  de passageiros.

Embora a Boeing espere pela aprovação do 777-9 pela FAA em 2025, clientes como Emirates e Lufthansa planejam contar com a aeronave somente a partir de 2026.

 

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