Maior empresa de tecnologia aeronáutica da Turquia, a Turkish Aerospace Industries (TAI) revelou na semana passada um protótipo preliminar do helicóptero de ataque T629 não tripulado e com motorização totalmente elétrica.
O projeto do T629 está em andamento desde 2017 e a TAI começou a montar o primeiro modelo de testes em 2019. De acordo com a fabricante, o aparelho é destinado para missões de busca e resgate, vigilância marítima (incluindo capacidade para combater submarinos) e reconhecimento.
A empresa turca ainda não divulgou quaisquer detalhes sobre o sistema de propulsão elétrica do helicóptero, mas adiantou que ele deve pesar em torno de 6 toneladas e poderá ser armado com mísseis antitanque L-UMTAS (produzido na Turquia) e foguetes de 700 mm não guiados. O primeiro voo da aeronave deve acontecer neste ano, de acordo com a TAI.
O design do T629 remete ao formato do T129 ATAK, helicóptero de ataque produzido pela TAI – que por sua vez é a versão turca do modelo italiano Leonardo A129 Mangusta.
“Faz tudo” da Turquia
Embora seja uma companhia relativamente nova, a Turkish Aerospace,
fundada em 2005, tem um invejável catálogo de produtos e serviços
nas aéreas de aviação civil e militar.
A empresa é a principal mantenedora da força aérea turca, fornecendo programas de manutenção e atualização para a frota local de caças F-16 e cargueiros C-130 Hercules, entre outras aeronaves.
A TAI também produz o avião de treinamento e ataque leve Hürkuş (por sinal um competidor do Embraer Super Tucano) e oferece um variado menu de drones de vigilância e ataque, todos eles empregados pelas forças armadas da Turquia.
A Turkish tem ainda uma importante atuação no ramo dos helicópteros. A empresa está desenvolvendo o helicóptero utilitário de uso civil e militar T625 Gökbey e produz os modelos T70 (versão local do tradicional Sikorsky UH-60 Black Hawk) e o T125 ATAK.
No mercado civil, a TAI é uma bem-sucedida fornecedora de aeroestruturas e componentes para jatos de passageiros. Airbus e Boeing, por exemplo, são grandes compradores de produtos da companhia turca, que produz seções de fuselagem e painéis de asas para uma série de aeronaves das duas empresas. A Turkish também fornece itens para jatos executivos da Gulfstream.
O próximo grande passo da fabricante turca é o programa TF-X, que prevê o desenvolvimento local de caça furtivo de quinta geração. O primeiro voo da aeronave está programado para 2023, ano em que será celebrado o centenário da República da Turquia.
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Legal, um helicoptero para matar gente, que não polui o meio ambiente.