Desde a invasão militar à Ucrânia há dois anos, a United Aircraft Corporation (UAC), empresa controladora das principais fabricantes de aviões da Rússia, tem omitido informações a respeito da produção de aeronaves militares.
O grupo estatal divulga entregas de caças como o Su-35S e o Su-57 e o avião de ataque Su-34, mas sem detalhar quantidades e apagando digitalmente as marcações na fuselagem, com o propósito de dificultar relatórios de inteligência no Ocidente.
Nesta semana, mais uma vez a UAC relatou ter entregue um “novo lote” do caça Su-35S, mas apenas uma aeronave aparece nas imagens.
Assim como os jatos entregues anteriormente, o Sukhoi é produzido nas instalações Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A fábrica de aviação Komsomolsk-on-Amur atingiu um ritmo estável de produção de aeronaves como parte do programa deste ano. Este é o segundo lote de jatos de combate enviados às Forças Aeroespaciais Russas. Os funcionáriosde Komsomolsk cumprem suas obrigações de fornecer novas aeronaves dentro do prazo e estão trabalhando na criação de novos lotes de caças em série Su-35 e Su-57”, disse o Diretor Geral da UAC, Yuri Slyusar.
Base aérea a 450 km da Ucrânia
Apesar de Slyusar citar o Su-57, desde dezembro a UAC não afirma ter entregue o caça furtivo de 5ª geração, mas nada impede que isso tenha ocorrido longe dos holofotes.
O Ministério da Defesa da Rússia encomendou oficialmente 76 unidades do Su-57 após receber algumas aeronaves de pré-produção. Em 2023, a UAC teria entregue 12 deles, o dobro do que havia sido recebido pela Força Aérea em 2022.
O caça chegou a realizar missões no conflito com a Ucrânia, a mais recente em fevereiro, quando teria lançado mísseis e entrado no espaço aéreo ucraniano.
Segundo relatos, os Su-57 estão lotados em base aérea de Akhtubinsk, que fica a cerca de 450 km da fronteira com a Ucrânia.
Como a frota ativa é estimada em pouco mais de 20 aviões, não seria surpresa se apenas uma base aérea seja usada no momento.