A United Aircraft Corporation (UAC), empresa que controla os maiores fabricantes de aeronaves da Rússia, afirmou que entregará quatro caças de 5ª geração Sukhoi Su-57 para a Força Aérea do país em 2022.
Dois desses aviões stealth já foram enviados para a Força Aérea enquanto outros dois estão sendo testados em voo nas instalações de Komsomolsk-on-Amur, onde fica a fabricante KnAAZ.
Até o momento, a UAC diz ter entregado seis caças Su-57, parte de uma encomenda de 76 jatos supersônicos. Segundo a mídia russa, o ritmo de produção deve crescer nos próximos anos já que a meta é entregar 22 aeronaves até o final de 2024.
A Força Aérea da Rússia opera atualmente uma frota mista de caças de produção em série e exemplares de pré-série do Su-57 Felon.
Novo lote de Su-35S
A UAC também afirmou ter enviado ao governo mais um lote do caça Su-35S, versão avançada do Flanker, mas não detalhou a quantidade de aviões.
“O Su-35S é nosso principal produto atualmente”, disse o diretor da KnAAZ. “É uma das melhores aeronaves do mundo. Tem um grande potencial e sua construção em nossa fábrica continuará no futuro.”
A Rússia deverá receber um quarto lote do Su-35S em 2023. O caça teve algumas aeronaves abatidas sobre a Ucrânia durante o início da invasão militar ao país.