Ucrânia confirma segunda queda de um caça F-16

Jato de combate caiu em uma missão de combate em 12 de abril. Piloto Pavlo Ivanov, de 26 anos, morreu
Caça F-16 da Ucrânia
Caça F-16 da Ucrânia

A Força Aérea da Ucrânia confirmou ter perdido mais um caça F-16 no sábado, 12. A aeronave estava em missão de combate e caiu em circustâncias não esclarecidas, vitimando o piloto Pavlo Ivanov, de 26 anos.

Blogs e perfis em redes sociais russos e ucranianos alegaram que o F-16 teria sido abatido por míssil superfície-ar, embora deixando em aberto a posssibilidade de ‘fogo amigo’.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

No posto X, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, lamentou a perda. “Hoje, o Capitão Pavlo Ivanov morreu tragicamente durante uma missão de combate com um F-16. O rapaz tinha apenas 26 anos. Minhas condolências à família dele e a todos os companheiros de armas de Pavlo”, disse.

Zelensky disse ainda que a força aérea está buscando entender as circunstâncias da queda.

Zelensky discursa em frente aos F-16

A nova perda de um F-16 é a segunda confirmada pela Ucrânia. Em 26 de agosto de 2024, pouco depois de colocar a aeronave em serviço, a força aérea viu um dos jatos de combate que era pilotado por Oleksii ‘Moonfish” Mes, ser destruído enquanto tentava conter um ataque de drones e mísseis russos.

Países como Holanda, Bélgica, Dinamarca e Noruega estão repassando seus caças F-16 à Ucrânia mas o número exato de aeronaves não é conhecido.

A França também iniciou a entrega da caças Dassault Mirage 2000-5 configurados para missões de ataque.

Tanto os Mirage quanto os F-16 contam com sistemas de guerra eletrônica avançados para evitar mísseis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
E195-E2 da Hunnu Air

Com avião pronto para entrega, Embraer E2 é certificado a voar na Mongólia

Related Posts