O abate de um drone por um míssil de defesa aérea da Ucrânia próximo ao centro de Kiev assustou os moradores da cidade na última quinta-feira (4). O equipamento, que inicialmente pensou-se ser uma aeronave não tripulada da Rússia, era na verdade um Bayraktar TB2 das forças ucranianas.
De acordo com um comunicado da Força Aérea Ucraniana, o TB2 estava em um voo programado quando a conexão com o aparelho foi perdida. Para evitar “consequências indesejáveis”, o drone foi derrubado por sistema de míssil terra-ar portátil, informou Kiev. O incidente ocorreu por volta das 20h na capital ucraniana.
A queda do Bayraktar causou alguns incêndios, que foram rapidamente contidos, mas ninguém foi ferido ou morto, informaram as autoridades do país.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
#Ukraine: A Ukrainian Bayraktar TB2 UCAV was shot down by a Ukrainian surface-to-air missile over Kyiv in an example of friendly fire. pic.twitter.com/r9m11PfXND
— 🇺🇦 Ukraine Weapons Tracker (@UAWeapons) May 4, 2023
Até as forças armadas da Ucrânia emitirem uma declaração esclarecendo o incidente, corria pelas redes sociais que o episódio seria um ataque russo, com um drone Korsar (aparelho muito parecido visualmente com o TB2). Porém, pela forma como o drone foi abatido, levantou-se a hipótese que poderia ser um caso de fogo amigo, o que foi confirmado por Kiev em seguida.
Autoridades do país declaram que o incidente está sob investigação. “É uma pena, mas isso é tecnologia e esses casos acontecem. Provavelmente é uma avaria técnica, as razões estão sendo apuradas”, diz o comunicado. Cada drone Bayraktar é avaliado em cerca US$ 5 milhões.
O abate do drone foi acompanhado e registrado por diversas pessoas em Kiev. Houve até quem pegou armas e tentou derrubar o aparelho por conta própria. Essas fotos e vídeos juntos com os relatos do incidente rapidamente foram compartilhadas nas redes sociais, mostrando o exato momento em que o míssil atinge o TB2, que vira uma bola de fogo e cai sobre a cidade.
Estima-se que mais de 100 drones Bayraktar já foram perdidos pela Ucrânia nos confrontos com a Rússia. O episódio de fogo amigo, no entanto, é o primeiro registro desse tipo no conflito.