Se ainda não convenceu os Estados Unidos a repassar alguns caças Lockheed Martin F-16 para sua força aérea, a Ucrânia ao menos já conta com uma nova aeronave norte-americana.
A Aviação da Inteligência Militar, ligada ao Ministério da Defesa ucraniano, revelou ter recebido um helicóptero Sikorsky UH-60A Black Hawk.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A aeronave apareceu ao lado de um helicóptero Mil Mi-24 e membros do serviço de operações especiais.
Segundo um post em redes sociais do governo, “os helicópteros de combate aumentam significativamente as capacidades das unidades especiais do Departamento de Inteligência Geral da Ucrânia e a eficiência das operações especiais”.
Não foi explicada qual a origem do Black Hawk, que certamente é uma aeronave de segunda mão. O helicóptero exibe uma pintura preta com a bandeira da Ucrânia e um brasão aplicado às laterais.
O Black Hawk é um dos helicópteros militares mais populares da história. Recentemente, a Sikorsky entregou a unidade de número 5.000, um UH-60M Black Hawk recebido pelo Exército do EUA, que estreou o modelo em 1979.
Substituto do também famoso UH-1 Iroquois, o Black Hawk está em serviço em pelo menos 36 países, incluindo a China e agora também a Ucrânia.
No Brasil, Força Aérea, Exército e Marinha são operadoras do modelo em diversas versões.