O drone turco Bayraktar TB2 usado pela forças armadas da Ucrânia contra os invasores russos vem sendo tão eficiente que até inspirou a composição de uma música em sua homenagem. Um videoclipe informal com a canção disseminado pelas redes sociais mostra imagens dos sensores da aeronave realizando ataques contra veículos blindados na Rússia.
A cada veículo destruído apresentado no vídeo o nome Bayraktar é repetido no refrão, soando como fosse o ruído de uma explosão. Nos primeiros dias do conflito, uma série de imagens de infravermelho de ações do drone na Ucrânia surgiram na internet, possivelmente divulgadas pelas forças ucranianas no intuito de elevar a moral no país.
De aspecto aparentemente simples e pesando apenas 700 kg, o drone turco com motor a pistão se tornou um feroz combatente na guerra da Ucrânia. A aeronave produzida pela Baykar, avaliada em cerca de US$ 2 milhões, pode permanecer voando por até 27 horas num raio de ação de 300 km. O aparelho conta com radar de varredura eletrônica ativa (EASA) e sensores infravermelho, além de quatro suportes nas asas para armamentos, como mísseis antitanque guiados a laser.
A Ucrânia recebeu os primeiros exemplares do Bayraktar em 2021, de uma encomenda inicial de 20 aeronaves. Posteriormente, Kiev anunciou um pedido adicional de mais 28 aparelhos.
As forças armadas ucranianas não informam quantos modelos estão em operação no conflito ou se houve baixas na frota. Já os russos, por sua vez, não confirmam a perda de nenhum veículo em enfrentamentos contra o drone turco (ou contra qualquer outro meio de defesa ucraniano).
O videoclipe do Bayraktar pode ser visto no Youtube, mas antes é preciso concordar com o acesso por exibir conteúdo sensível. Uma tradução livre da letra adaptada em português está abaixo:
Invasores russos vieram até nós na Ucrânia
Eles têm novo uniformes, novos carros blindados
Mas eles de repente são derretidos
Bayraktar! Bayraktar!
Os homens-tanque russos
Escondido nos arbustos
Para comer aquele maldito shchi com suas botas
Mas há nos arbustos algo muito quente
Bayraktar! Bayraktar!
Essa ovelha veio até nós do Oriente
“Para recuperação deste grande país”
Mas o melhor pastor para eles é o
Bayraktar! Bayraktar!
Várias armas são o seu argumento
Poderosos foguetes e veículos de aço
Mas nós temos uma resposta para tudo o que eles têm
Bayraktar! Bayraktar!
Eles queriam nos capturar em pouco tempo
E ainda nos lembramos disso
Transformando em fantasma aqueles bandidos russos
Bayraktar! é O Bayraktar!
A polícia russa está lidando com o crime
Mas eles
ainda são incapazes de encontrar o assassino
E quem é o culpado de que o campo se tornou um terreno baldio?
Bayraktar! Bayraktar!
O Kremlin espalha propaganda falsa
E um povo está acreditando nisso
A partir deste momento o czar sabe uma nova palavra
Bayraktar! Bayraktar!
Maravilhoso.parabem vcs são 10
Tomara que a Ucrânia consiga expulsar os invasores, reconstruir tudo o que foi destruído e que seu povo possa viver em paz e que o Putin, quem o apoiou nessa idéia ridícula de invadir o país vizinho e os soldados malvados que estão causando destruição, tristeza e morte de inocentes paguem por seus crimes de maneira exemplar. Parabéns ao presidente Volodymyr Zelensky, seus soldados e o povo que está resistindo bravamente. Viva a Ucrânia.
Sugestão colocar em pontos estratégico especialistas de uso de basucas para destruir tanques e caminhões aí começam ficar com medo muitos não tem esperiencia de guerra 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Viva, Bayraktar! Bayraktar!
A Rússia é um paiseco que tenta imitar a Alemanha da segunda guerra, quer anexar a Ucrânia ao seu território gelado e inútil e não consegue… Talvez eles deveriam voltar no tempo lá na segunda guerra e aprender o Blitzkrieg. . Tem armas e pouca inteligência esses rússos