Companhia aérea de bandeira da Ucrânia, a Ukraine International Airlines (UIA) programou um voo turístico sobre Chernobyl para o dia 25 de abril, véspera dos 35 anos do desastre nuclear ocorrido na região. A viagem será realizada por um jato Embraer E195 com 116 assentos.
Está será a terceira vez que UIA oferece o voo panorâmico sobre a cidade, que foi desabitada em 1986 após o acidente catastrófico na usina de energia nuclear de Chernobyl.
De acordo com a empresa aérea, a viagem partirá do Aeroporto Internacional Boryspil de Kiev e o avião fará uma rota panorâmica com duração de 90 minutos sobre o rio Dnipro, Pripyat (a cidade mais próxima à usina nuclear) e, finalmente, sobre Chernobyl. Em seguida, a aeronave retornará ao mesmo ponto de origem.
O sobrevoo do E195 em Chernobyl será realizado a uma altitude de 900 metros, a altura mínima permitida na região. Para os passageiros, será uma rara oportunidade de conhecer o cenário desolador da cidade vista de cima.
Os bilhetes para o voo panorâmico da empresa ucraniana estão à venda por 2.970 grívnias (cerca de R$ 602) por passageiro. O passeio ainda incluirá um tour em um dos Boeing 777 da UIA. uma sessão de perguntas e respostas com os pilotos da companhia e até sorteio de prêmios.