Após passar um ano estacionado em Toulouse, principal fábrica da Airbus, o A380 matrícula JA383A finalmente decolou rumo ao Japão na sexta-feira, 15. Oficialmente, o jato de dois andares havia sido entregue em outubro do ano passado, mas a All Nippon Airways (ANA) postergou seu envio até esta semana.
A aeronave é a terceira e última encomendada pela companhia que as utilizava em voos para o Havaí até antes da pandemia. Os A380 da ANA possuem uma configuração com 520 assentos em quatro classes – 8 assentos na primeira classe, 56 na classe executiva, 74 na econômica premium e 383 na econômica.
A ANA foi a última cliente do maior jato de passageiros do mundo, que terá a produção encerrada no final deste ano com a entrega do 251º A380 para a Emirates Airline.
Após receber os dois primeiros A380 na primeira metade 2019, a All Nippon pretendia contar com a terceira aeronave em maio de 2020, mas a pandemia do Covid-19 fez a empresa mudar os planos e postergar sua entrega.
Dois A380 restantes
A decolagem do A380 laranja da ANA ocorreu uma semana depois que o antepenúltimo avião finalizado foi entregue para a Emirates Airline.
A aeronave prefixo A6-EVQ deixou as instalações da Airbus em Hamburgo (Alemanha) com destino a Dubai no dia 7. Restam agora apenas dois A380 para serem entregues e sua produção, concluída.
Os jatos também pertencem à Emirates, maior cliente do modelo, e que deve receber o último A380 entre novembro e dezembro.