A Airbus está na reta final de atividades antes da entrega do último A380 produzido. A aeronave número de série 272 realizou no domingo (12) o último voo de pré-entrega, partindo de Hamburgo e permanecendo em voo por quase 5 horas.
O último A380 será entregue para a Emirates Airline ainda neste mês, marcando o fim da produção do maior avião de passageiros da história.
A companhia aérea sediada em Dubai recebeu o penúltimo A380, matrícula E6-EVR, na semana passada. A aeronave decolou da Alemanha em 10 de dezembro em direção aos Emirados Árabes Unidos, onde se junto à frota da empresa.
Para marcar o momento histórico, os pilotos da Airbus desenharam um “coração” durante o voo realizado na região norte da Alemanha.
Com a entrega do último A380, a Emirates terá uma frota de 121 aeronaves ativas. A companhia, no entanto, já retirou de serviço dois desses jatos de dois andares, um deles que terá boa parte dos seus componentes transformada em itens de colecionadores.
Ao todo, a Airbus obteve 251 pedidos firmes do A380. Destes, oito aeronaves foram desmanteladas até o momento, sem contar dois protótipos desfeitos pela própria fabricante.