O último gigante A380 construído pela Airbus foi flagrado nesta semana no aeroporto de Toulouse, na França, onde fica localizada a principal instalação industrial do grupo aeroespacial europeu. Imagens da aeronave foram publicadas no Twitter, pelo perfil Eurospot.
Segundo o autor das imagens, a aeronave realizava testes de motores. Trata-se de um procedimento rotineiro com aviões recém-construídos antes da execução de seu primeiro voo.
O jato flagrado na França é o A380 com número de série MSN 272 e o último dos cinco aparelhos do tipo que ainda serão entregues à companhia Emirates Airlines. Como se sabe, a empresa de Dubai é o maior operador do avião de dois andares da Airbus, com 117 “superjumbos” na frota.
Sem expectativa de conquistar mais pedidos e novos clientes para o A380, a Airbus decidiu, em fevereiro de 2019, encerrar o programa que originou o maior avião de passageiros de todos os tempos, marcando a entrega dos últimos aparelhos para 2021.
O A380 estreou no mercado em 2007, com a companhia aérea Singapore Airlines. Nessa época, a Airbus ainda nutria grandes expectativas com o projeto monumental e aventava a possibilidade de vender mais de 1 mil unidades da aeronave no médio prazo, oferecendo o modelo como uma alternativa mais avançada e eficiente ao Boeing 747. Mas não foi isso que aconteceu.
Em quase 15 anos, a Airbus entregou apenas 246 exemplares do A380 para 14 operadores. Por ser um avião muito oneroso, sua carreira rapidamente ficou comprometida, especialmente com a tendência por aeronaves bimotores mais eficientes. Com a pandemia, o futuro da aeronave ficou ainda mais incerto, tanto que algumas unidades já estão em processo de desmantelamento.
Que pena que dá ver uma lindeza dessas não ter mais viabilidade no mercado 🙁