Achou que o último 747 a deixar a linha de montagem teria uma pintura comemorativa? Pois isso não aconteceu. Imagens captadas pelo fotógrafo Keith Miller na sede da Boeing, em Everett, mostraram que a aeronave derradeira foi caracterizada apenas com o tema de cores tradicional da empresa de carga norte-americana Atlas Air, o cliente final do “Jumbo”.
O único diferencial na customização da aeronave é a pintura dupla. O lado direito da fuselagem tem as cores e a logomarca da Atlas, enquanto o lado esquerdo é dedicado ao layout da Apex Logistics – empresa parceira da Atlas Air. Fora isso, não há nenhum detalhe visual no avião, ao menos por ora, que celebre o marco histórico.
O último 747, um modelo 747-8F com registro N863GT, foi concluído pela Boeing em 6 de dezembro de 2022 e logo em seguida iniciou a etapa de testes de solo e de voo, ainda sem pintura, antes de ser entregue. Trata-se da 1.574º aeronave do tipo produzida pela fabricante americana, que introduziu o quadrimotor no mercado em 1970.
The last @Boeing #747 rolled out of paint yesteday. Bitter sweet moment. End of an era! Long live #Queenoftheskies
The last frame going to @AtlasAirWW #N863GT #avgeek #boeing747 #boeing #atlasair #aviation pic.twitter.com/t7CxKmVxav— Keith Miller (@KeithPDXAir) January 10, 2023
A entrega do último 747 à Atlas Air é prevista para o primeiro trimestre deste ano. Antes do avião ser enviado ao cliente, é esperado que a Boeing promova algum evento para marcar o fim da produção de seu avião mais conhecido.
Vítima dos widebodies menores
Embora tenha sido por muitos anos uma referência nas viagens aéreas de longa distância, o 747 tornou-se uma aeronave comercial de custo alto de operação por conta dos quatro motores.
Além disso, muitas companhias aéreas passaram a preferir widebodies menores como o 787, a fim de oferecer voos diretos entre destinos de menor demanda, reduzindo a importância dos grandes hubs.
No entanto, muitos exemplares da “Rainha dos Céus” deverão continuar voando por muitos anos, mas como cargueiros, função que o 747 ainda é bastante competitivo. Hoje poucas companhias aéreas ainda mantém o 747 em voos com passageiros, como é o caso da Lufthansa. Se você nunca voou no modelo, é melhor correr para comprar sua passagem.