Fim de história. A produção do maior avião de passageiros foi encerrada oficialmente nesta quinta-feira (16) quando o A380 matrícula A6-EVS decolou de Hamburgo em direção à Dubai para ser entregue à Emirates Airline.
Apenas 170 meses se passaram entre a entrega do primeiro A380 para a Singapore Airlines (o avião número de série 3) e o voo do A6-EVS, uma curta carreira para uma aeronave que custou bilhões de euros e era considerada pela Airbus como sua maior cartada.
O último jato de dois andares da Emirates é o 123º recebido pela companhia, que responde nada menos que 49% das aeronaves produzidas, de longe a maior operadora do modelo.
A companhia aérea sediada nos Emirados Árabes Unidos foi também a primeira cliente do maior avião da Airbus, ainda quando o programa era chamado de A3XX.
Durante o Farnborough Air Show de 2000, a empresa aérea anunciou o primeiro pedido da aeronave e no ano seguinte, assinou um encomenda firme junto à Airbus além de ampliar o número de aviões.
O primeiro A380 entregue à Emirates chegou à companhia aérea no segundo semestre de 2008 entrando em serviço em agosto daquele ano.
Ao todo, 14 clientes operaram o maior avião de passageiros do mundo, mas algumas acabaram retirando o A380 de serviço como a Air France e a Lufthansa.
Já a Emirates ainda deve operar o icônico avião por muitos anos. A empresa, inclusive, prepara um programa de retrofit de 52 de seus 121 jatos que os equipará com uma nova cabine Premium Economy.
“A aeronave A380 é muito especial em vários aspectos. Para a Emirates, isso nos deu a oportunidade de redefinir a experiência de viagem, atender com eficiência à demanda nos aeroportos com restrição de slots e promover o crescimento da nossa rede”, disse Sir Tim Clark, President Emirates Airline.
“O A380 marcou a vida de muitos passageiros ao estabelecer novos padrões de experiência de voo e viagem. Estou confiante de que será assim nas próximas décadas com a Emirates, pois a companhia aérea apresenta, constantemente, novos serviços e produtos, permitindo que passageiros de todo o mundo experimentem as características únicas de suas aeronaves A380”, completou Guillaume Faury, Airbus CEO.
Não sei se terei uma oportunidade de voar neste avião mas acho que se tornará um ícone da aviação. Bye bye, baleia !