Na guerra de narrativas das redes sociais sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, um novo capítulo ocorreu no sábado, 12, quando o perfil russo Fighterbomber postou em seu canal no Telegram que um caça-bombardeiro Sukhoi Su-34 havia sido derrubado.
O canal pró-Moscou, no entanto, afirmou que a aeronave russa aparentemente havia sido derrubada por um F-16, caça da Lockheed Martin que tem sido operado pela Ucrânia desde o final de julho.
Nem Rússia ou Ucrânia confirmaram o fato enquanto outros blogueiros russos contestaram a afirmação do Fighterbomber. O canal afirmou que o Su-34 estava lançando bombas planadoras quando foi atingido a cerca de 50 km da linha de frente.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Ao contrário do episódio do abate de um drone S-70 por um caça russo, que foi amplamente registrado, a suposta queda do Su-34 não resultou em nenhuma imagem ou vídeo que pudesse ajudar a esclarecer o fato.
Embora nem a queda do Su-34 tenha sido reconhecida, alguns sites consideraram que um sistema de mísseis terra-ar Patriot seria o mais provável recurso para derrubar a aeronave.
Su-34 tem sidos perdidos com frequeência
Tanto a Rússia quanto a Ucrânia têm evitado colocar suas aeronaves em risco diante de sistemas de defesa instalados em regiões em conflito. Em vez disso, drones têm sido usados nas missões mais perigosas.
A Ucrânia, que teria recebido cerca de uma dúzia de caças F-16 de países europeus, ainda carece de pilotos experientes na complexa aeronave fabricada pelos EUA.
Em agosto, um F-16 foi perdido em um acidente não esclarecido enquanto a ajudava a conter um ataque massivo de drones e mísseis de cruzeiro russos.
Já o Su-34 tem sido uma das aeronaves de combate com mais perdas na Rússia.
O website Oryx, que mantém uma lista atualizada de aeronaves perdidas por ambos os lados, aponta ao menos 35 desses aviões de ataque destruídos, entre abates e acidentes.
A United Aircraft Corporation (UAC), fabricante do Su-34, tem entregado novos lotes da aeronave regularmente, mas a quantidade de jatos não é conhecida.
A despeito da falta de comprovação sobre o episódio, é esperado que ocorram confrontos entre os caças ocidentais que estão sendo recebidos pela Ucrânia e aeronaves russas, à medida que a Força Aérea Ucraniana ganhe confiança sobre eles.