Mais um Airbus A380 está virando sucata, agora um dos 10 jatos de dois andares da frota da companhia aérea Korean Air.
Imagens compartilhadas em mídias sociais mostram o imenso avião partido em pedaços, com a cauda separada da fuselagem.
O A380 das imagens tinha a matrícula HL7613 e foi fabricado em 2011, portanto, há pouco mais de 13 anos.
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Equipado com motors GP7270, fornecidos pela Alliance Engine, o A380 foi retirado de serviço pela Korean Air em março de 2020 e estava armazenado no Aeroporto de Incheon, em Seul, desde então.
As imagens mostram que aeronave está sendo desmantelada ao lado de um hangar da Asiana Airlines, transportadora que está sendo adquirida pela Korean Air.
A380 exclusivo em voos para Los Angeles
Curiosamente, a Korean Air ainda voa com alguns de seus A380 restantes. Em maio, quatro deles estavam ativos, realizando apenas o voo entre Seul e Los Angeles.
Um quinto avião não voava desde 18 de abril, possivelmente parado para manutenção.
Quatro A380, que foram os primeiros recebidos pela empresa aérea, juntamente com HL7613, estão sem voar há vários meses.
Embora a Korean Air tenha já anunciado que planeja deixar de operar com o A380, isso deverá ocorrer quando a transportadora receber os primeiros de 27 Airbus A350-1000, que assumirão os voos de longo alcance dentro de alguns anos.
Assim como a Korean Air, a Asiana também aposentará seus seis A380, recebidos entre 2014 e 2016 e, portanto, ainda mais novos que os da antiga rival.
Segundo registros do Planespotters, 22 A380 foram desmantelados até o momento, de 251 fabricados. A Airbus encerrou a produção da aeronave em dezembro de 2021.
Fico aqui imaginando: “será que aeronaves com poucos anos de uso deixam de ser eficientes?” Essa dúvida não se refere aos quadrimotores mas, sim, a muitos bimotores novos parados nos cemitérios de aviões. Recentemente um 787 com menos de 20 hs de uso foi desmantelado (ok, era uma aeronave VIP mas será que ficaria caro adaptá-la ao uso comercial se fosse bem barata de comprar?