United Airlines chega a uma centena de Boeing 737 MAX

Em 12 meses, companhia aérea dos EUA mais do que dobrou frota de jato de corredor único, mas ainda está atrás da Southwest. Gol aparece em 9º lugar no ranking
A United chegou a 100 jatos 737 MAX recebidos (Boeing)

Há quase um ano, a Boeing havia chegado ao marco de 740 jatos 737 MAX entregues, após um longo período em que a aeronave foi proibida de assumir voos comerciais por conta de problemas de segurança.

No final do trimestre passado, a fabricante dos EUA já havia ampliado o total de entregas para quase 1.100 aviões, uma prova de que as desconfianças sobre a mais nova variante do 737 ficaram no passado.

As companhias aéreas dos EUA lideram a expansão da frota de 737 MAX no mundo. A Southwest Airlines, que é a maior operadora do modelo, já tem 166 deles em serviço, uma alta de 131% – eram 72 jatos um ano atrás.

A segunda maior cliente do 737 MAX é a United Airlines, cuja frota acaba de entrar na casa dos três dígitos. A transportadora recebeu o 100º e avião, matrícula N17301, dias atrás e tem imprimido um ritmo de renovação da frota impressionante.

A Southwest segue como maior operadora do MAX, com 166 aviões (Boeing)

Segundo a empresa, são recebidos dois novos aviões por semana, uma cadência que se estenderá até o final deste ano ao menos.

Ryanair é destaque fora dos EUA

A United opera uma frota mista com 45 737 MAX 8 e 56 MAX 9 até aqui enquanto a Southwest só posui o 737-8 – a empresa aérea deverá receber dezenas de 737 MAX 7 quando ele for certificado neste ano.

O terceiro maior crescimento foi registrado pela também americana Alaska Airlines, cuja frota de 737 MAX saltou de 20 para 43 aeronaves.

A Ryanair tem 99 737 MAX no grupo (Ryanair)

A American Airlines, por outro lado, pausou as expansão da frota do jato, permanecendo com 42 737 MAX 8 enquanto há outros 88 pendentes de entrega.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A maior cliente do 737 MAX fora dos EUA é a Ryanair, cujo grupo também está prestes a chegar 100 aviões, graças ao recebimento de 33 unidades nos últimos 12 meses.

A China, no entanto, contrasta com o Ocidente, já que as companhias aéreas que haviam encomendado o avião da Boeing mantiveram suas frotas fora de uso por muito tempo e não voltaram a receber mais unidades.

Boeing 737 MAX 8 - Gol Linhas Aéreas
(Gol)

E no Brasil?

A Gol é uma das mais empolgadas clientes do 737 MAX, tendo sido a primeira a recolocar a aeronave em serviço, no final de 2020. Atualmente, ela tem 38 jatos em sua frota, sete a mais que há um ano.

Com esses números, a Gol figura com a 9ª maior frota de 737 MAX e a 2ª na América Latina, atrás apenas da Aeromexico, com 50 aeronaves.

 

Pos. Companhia aérea 737 MAX 8 737 MAX 9 Frota em abril de 2023 Var. Frota em março de 2022
Southwest Airlines 166 166 131% 72
United Airlines 45 56 101 120% 46
Ryanair 99 99 50% 66
Aeromexico 33 17 50 22% 41
flyDubai 44 3 47 62% 29
Alaska Airlines 43 43 115% 20
American Airlines 42 42 0% 42
Air Canada 40 40 11% 36
Gol Linhas Aéreas 38 38 23% 31
10º Tui Group 37 37 19% 31

Total
0
Shares
Previous Post

Força Aérea Portuguesa envia pilotos ao Brasil para treinar no Embraer KC-390

Next Post
Voo longo e lotado: a primeira viagem comercial do E190-E2 percorreu mais de 1.200 km entre o sul e o norte da Noruega com 114 passageiros (Embraer)

Estreia do jato Embraer E2 completa 5 anos e frota mundial chega a 75 aeronaves

Related Posts
Total
0
Share