Há quase um ano, a Boeing havia chegado ao marco de 740 jatos 737 MAX entregues, após um longo período em que a aeronave foi proibida de assumir voos comerciais por conta de problemas de segurança.
No final do trimestre passado, a fabricante dos EUA já havia ampliado o total de entregas para quase 1.100 aviões, uma prova de que as desconfianças sobre a mais nova variante do 737 ficaram no passado.
As companhias aéreas dos EUA lideram a expansão da frota de 737 MAX no mundo. A Southwest Airlines, que é a maior operadora do modelo, já tem 166 deles em serviço, uma alta de 131% – eram 72 jatos um ano atrás.
A segunda maior cliente do 737 MAX é a United Airlines, cuja frota acaba de entrar na casa dos três dígitos. A transportadora recebeu o 100º e avião, matrícula N17301, dias atrás e tem imprimido um ritmo de renovação da frota impressionante.
Segundo a empresa, são recebidos dois novos aviões por semana, uma cadência que se estenderá até o final deste ano ao menos.
Ryanair é destaque fora dos EUA
A United opera uma frota mista com 45 737 MAX 8 e 56 MAX 9 até aqui enquanto a Southwest só posui o 737-8 – a empresa aérea deverá receber dezenas de 737 MAX 7 quando ele for certificado neste ano.
O terceiro maior crescimento foi registrado pela também americana Alaska Airlines, cuja frota de 737 MAX saltou de 20 para 43 aeronaves.
A American Airlines, por outro lado, pausou as expansão da frota do jato, permanecendo com 42 737 MAX 8 enquanto há outros 88 pendentes de entrega.
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A maior cliente do 737 MAX fora dos EUA é a Ryanair, cujo grupo também está prestes a chegar 100 aviões, graças ao recebimento de 33 unidades nos últimos 12 meses.
A China, no entanto, contrasta com o Ocidente, já que as companhias aéreas que haviam encomendado o avião da Boeing mantiveram suas frotas fora de uso por muito tempo e não voltaram a receber mais unidades.
E no Brasil?
A Gol é uma das mais empolgadas clientes do 737 MAX, tendo sido a primeira a recolocar a aeronave em serviço, no final de 2020. Atualmente, ela tem 38 jatos em sua frota, sete a mais que há um ano.
Com esses números, a Gol figura com a 9ª maior frota de 737 MAX e a 2ª na América Latina, atrás apenas da Aeromexico, com 50 aeronaves.
Pos. | Companhia aérea | 737 MAX 8 | 737 MAX 9 | Frota em abril de 2023 | Var. | Frota em março de 2022 |
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1º | Southwest Airlines | 166 | 166 | 131% | 72 | |
2º | United Airlines | 45 | 56 | 101 | 120% | 46 |
3º | Ryanair | 99 | 99 | 50% | 66 | |
4º | Aeromexico | 33 | 17 | 50 | 22% | 41 |
5º | flyDubai | 44 | 3 | 47 | 62% | 29 |
6º | Alaska Airlines | 43 | 43 | 115% | 20 | |
7º | American Airlines | 42 | 42 | 0% | 42 | |
8º | Air Canada | 40 | 40 | 11% | 36 | |
9º | Gol Linhas Aéreas | 38 | 38 | 23% | 31 | |
10º | Tui Group | 37 | 37 | 19% | 31 |