A Boeing e a United Airlines anunciaram nesta terça-feira (13) o maior pedido de jatos 787 Dreamliner da história. A transportadora dos EUA fechou pedido firme de 100 aeronaves além de outras 100 opções de compra do widebody para substituir sua frota de jatos 767 e 777.
A companhia aérea também exerceu a opção de compra de 44 737 MAX além de encomendar 56 aeronaves extras da jato de corredor único, tornando o acordo ainda mais impressionante.
“A United emergiu da pandemia como a principal companhia aérea global do mundo e a transportadora de bandeira dos Estados Unidos”, disse o CEO da United, Scott Kirby. “Este pedido solidifica ainda mais nossa liderança e cria novas oportunidades para nossos clientes, funcionários e acionistas, acelerando nosso plano de conectar mais pessoas a mais lugares ao redor do mundo e oferecer a melhor experiência nos céus”.
Os novos widebodies serão entregues entre 2024 e 2032 enquanto os novos 737 MAX serão recebidos entre 2027 e 2028. Ao todo, a empresa aérea deverá ter cerca de 700 jatos novos nos próximos dez anos.
A quantidade de aeronaves novas é tão grande que a United espera receber uma média de duas aeronaves por semana em 2023 e mais de três jatos por semana a partir de 2024.
A meta é aposentar todos os seus Boeing 767 até 2030, mas nada foi dito sobre os 777, também antigos.
Pedido de A350 pode virar A321neo
Os rumores sobre a encomenda surgiram em agosto, quando o CEO da empresa afirmou em uma convenção interna que a United iria renovar sua frota envelhecida de widebodies.
A empresa conversava com a Boeing e a Airbus para definir entre o 787 e o A350 ou mesmo fechar pedidos de ambos, mas no fim prevaleceu a opção pelo modelo dos EUA, do qual opera as três versões disponíveis.
Há a expectativa que a United irá anunciar em breve uma mudança em seu pedido de 45 Airbus A350-900, os convertendo em aeronaves A321neo. Por enquanto, a empresa apenas postergou as entregas novamente, de 2027 para 2030.