A United Airlines é apontada como futura proprietária do enorme centro de manutenção (MRO) pertencente à TAP e localizado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Implantado pela finada companhia aérea brasileira Varig, o MRO foi adquirido pela TAP, que usava suas instalações para a manutenção de aeronaves narrowbodies e widebodies.
No entanto, por conta da ajuda financeira recebida da Comissão Europeia, a TAP teve que repassar a unidade e por isso encerrou atividades no local em janeiro.
Segundo o jornal O Globo, a United Airlines deve duplicar o número de funcionários no centro de manutenção, de 500 para 1.000 pessoas.
Durante apresentação dos resultados, a TAP acusou um prejuízo de 1 bilhão de euros com o fechamento da unidade.
Inaugurado em 1980, o hangar do Aeroporto do Galeão possui uma área de 20.000 m² e foi por muito tempo o maior da América Latina. Em 2001, a Varig criou a VEM (Varig Engenharia e Manutenção), empresa especializada em manutenção.
A companhia aérea portuguesa assumiu a VEM em 2006, passando a chamá-la de TAP ME Brasil.
O suposto interesse da United Airlines pelo centro de manutenção vai de encontro a uma iniciativa semelhante da concorrente American Airlines, que construiu um MRO no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, anos atrás.