A United Airlines tem sido visionária em fechar acordos de aquisição aeronaves futuristas como o modelo elétrico ES-19 ou o supersônico Overture, mas a companhia aérea dos EUA tem um problema a resolver a curto prazo: substituir seus velhos widebodies.
Atualmente, 128 jatos 767 e 777 apresentam idades acima de 20 anos e a empresa não tem em vista nenhuma encomenda de aeronaves de longa distância, com exceção de oito 787 Dreamliner pendentes de entrega pela Boeing, e de 45 A350-900, mas que a Airbus só dará início às entregas em 2027.
Por isso, a United já teria iniciado estudos para uma nova encomenda de aeronaves de grande porte, segundo apurou o Airline Weekly. Como é de praxe, a Boeing e a Airbus estariam sendo consultadas, mas modelos e quantidade de aeronaves não são conhecidos.
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Apesar disso, é bastante natural que o A350 e o 787 estejam sendo considerados, por conta do desempenho mais similar ao 767 e 777-200.
A frota de longo alcance da United Airlines conta ainda com 22 Boeing 777-300ER bastante novos, além de uma numerosa frota de Dreamliners – 63 aeronaves, sendo 12 787-8, 38 787-9 e 13 787-10.
No entanto, esses aviões não conseguem suprir a lacuna que será deixada pelo 767, cuja capacidade se encaixa em rotas de menor demanda.
Já o 777-200, do qual a United possui 74 aeronaves, e o 767-400, poderiam ser substituídos pelo 787-10 com peso máximo de decolagem elevado para 260 toneladas a fim de oferecer maior autonomia, algo que a Boeing estaria prestes a lançar no mercado. Nesse sentido, o A350-900 já oferece um desempenho suficiente para rotas entre os EUA e a Ásia ou Europa.
A potencial encomenda ganhou um novo impulso recentemente com a liberação de entregas do 787 pela FAA, o que permitiria a United planejar a renovação da sua frota.
Procuradas pelo Airline Weekly, as companhias não comentaram o assunto.