A United Airlines deverá receber seu primeiro Airbus A321XLR em dezembro de 2025, mas já sabe onde pretende utilizar a aeronave de fuselagem estreita de ultra longo alcance.
De acordo com o Business Insider, a transportadora com sede em Chicago, planeja substituir seus Boeing 757 com o A321XLR em rotas internacionais principalmente.
A United tem 50 pedidos firmes da variante ao mesmo tempo em que opera 61 jatos 757, dois 21 são da pouco produzida versão 757-300.
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De acordo Patrick Quayle, senior vice-presidente de planejamento de global de malha da empresa aérea, a aeronave da Airbus irá virtualmente assumir todas as rotas existentes do 757 e abrir novas também.
Entre os destinos que o A321XLR deverá ser usado estão Tenerife, na Espanha, Reykjavik, na Islândia, Faro e Porto, em Portugal, Edimburgo, na Escócia, e Shannon, na Irlanda.
O voo entre Newark e Lima, no Peru, ainda está em estudo, enquanto a única rota doméstica que deve permanecer por mais tempo com o 757 é Denver-Lihue, no Havaí.
Novos destinos
A autonomia enorme do A321XLR, de 8.700km faz os executivos da United Airlines vislumbrarem rotas para a França, norte da Itália, Escandinávia e oeste e norte da África.
Com capacidade para cerca de 220 passageiros em uma configuração de cabine para voos de longo alcance, o novo Airbus consome 30% menos combustível que aeronaves de geração anterior.
A cliente de lançamento do A321XLR é a Iberia, que deverá tomar entrega do primeiro jato nas próximas semanas.
Por ora, a aeronave só possui o certificado de tipo para a versão com motores LEAP-1A, da CFM, enquanto a variante que usa o turbofan Pratt & Whitney GTF deverá ser aprovada no começo de 2025.
Os A321XLR da United Airlines serão equipados com o GTF.