A enorme encomenda de uma centena de jatos widebodies planejada pela United Airlines pode ser anunciada nas próximas semanas, segundo relatou a Bloomberg e o The Wall Street Journal. E a favorita a fechar um acordo com a companhia aérea dos EUA seria a Boeing.
Segundo fontes ouvidas pelos dois veículos, a United teria decidido em favor do 787 Dreamliner, aeronave que já opera há 10 anos, e que tem 66 unidades em serviço.
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O acordo pode, no entanto, ser dividido em pedidos firmes e opções de compra. A United tem maior urgência em substituir os 37 Boeing 767-300 e 16 767-400 que possuem uma média de idade de 27 e 21 anos, respectivamente.
Numa segunda etapa, o Dreamliner deverá tomar o lugar do 777-200, cujos 74 aviões em serviço possuem quase 24 anos de média de idade.
A350 trocado pelo A321neo
Não será surpresa se a United Airlines escolher o 787-10 com alcance melhorado, uma versão que a Boeing está desenvolvendo para se aproximar do desempenho do A350-900.
Por falar no widebody da Airbus, a Bloomberg afirmou que a United pode converter os 45 A350-900 que estão pendentes de entrega para o modelo A321neo.
A histórico do A350 na United é conturbada. A transportadora encomendou 25 jatos em 2010, mas tempos depois decidiu ampliar o pedido para 35 aeronaves da versão A350-1000, de maior capacidade. Em 2017, no entanto, uma nova mudança, para 45 unidades do A350-900.
As entregas, originalmente previstas para começar em 2020, foram postergadas apenas para 2027. A opção por converter o pedido para o A321neo envolveria ‘furar’ a enorme fila pelo concorrido jato de um corredor.
Nenhuma das empresas quis comentar as alegações levantadas pela Bloomberg e pelo WSJ.