United Airlines quer mais A321neo para o lugar do 737 MAX 10

CEO da companhia aérea dos EUA, Scott Kirby teria abordado a Airbus sobre ampliar pedidos da aeronave em meio aos problemas com a Boeing, segundo a Reuters
O primeiro A321neo da United Airlines
O primeiro A321neo da United Airlines (Airbus)

O anúncio de que o 737 MAX 10 não está nos planos de frota da United Airlines não foi apenas uma promessa. O CEO da empresa aérea dos EUA, Scott Kirby, teria abordado a Airbus a respeito de um possível pedido extra do A321neo, rival do jato da Boeing, de acordo com a Reuters.

De acordo com fontes da agência, foi até Toulouse, sede da Airbus, para avaliar a possibilidade de conseguir mais jatos em vista do provável atraso na entrega da variante 737 MAX 10, a maior do modelo.

A ampliação do pedido de A321neo, no entanto, esbarra na longa fila de espera pela aeronave, a que possui a maior carteira de pedidos pendentes do mercado.

A United teria usado como moeda de troca seus pedidos de aeronaves de fuselagem larga A350, que estão suspensos há vários anos.

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Segundo a Bloomberg, a Airbus teria tentado recomprar posições de slots de outros clientes para oferecê-las à United. As duas empresas não comentaram as reportagens.

Boeing 737 MAX 10 da United Airlines (Boeing)

Gota d´água

Na semana passada, durante a divulgação dos resultados do 4º trimestre da United, Scott Kirby afirmou que o incidente com a tampão de porta do 737 MAX 9 foi a “gota d´água” dos problemas enfrentados com a aeronave.

A empresa voltou a voar com alguns de seus 79 jatos 737-9 durante o fim de semana após um aterramento de três semanas.

A impressão corrente no mercado é que a Boeing terá mais atrasos na certificação dos modelos 737 MAX 7 e 737 MAX 10 após mais um episódio em que a empresa demonstrou não ter controle sobre o processo de produção de seus aviões comerciais.

Apesar de afirmar que não conta com o 737 MAX 10 em seus planos de frota nos próximos anos, a United Airlines não cancelou qualquer dos 277 pedidos da aeronave por enquanto.

 

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  1. Aposto que, quando as entregas começarem, a postura do CEO irá mudar. Tudo isso é tão somente uma pressão em cima da fabricante norte-americana para que aumente ainda mais a rigidez das inspeções nas fuselagens montadas pela Spirit. E que ela “abra os olhos” para os setores de montagem afim de averiguar se há desvios de conduta de certas pessoas.

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