A United Airlines apresentou oficialmente a nova pintura de seus aviões assim como sua identidade visual reformulada nesta quarta-feira (24). A aeronave escolhida para estrear o novo esquema foi um Boeing 737-800 que acabou vazando horas antes do evento.
E o resultado da reformulação não surpreendeu. Mantendo a mesma tipografia e logomarca, a United apenas eliminou o tom dourado oriundo da Continental e o substituiu por um tom mais claro de azul. A empresa, aliás, enfatizou o uso da cor que agora engloba três tonalidades: Rhapsody Blue, United Blue e Sky Blue.
O globo estilizado da cauda recebeu o azul celeste assim como a linha sinuosa aplicada à fuselagem num tom mais escuro. Por fim, a denominação “United” cresceu de tamanho, chegando até a área das janelas, e os motores e winglets (dependendo do avião) voltaram a ser pintados no tom mais escuro de azul – United Blue.
A nova pintura enfatiza um retorno aos padrões da United Airlines, embora o logo ainda seja uma herança da Continental, companhia que se fundiu a ela em 2010.
Pinturas marcantes
Fundada em 1931 após a junção de várias pequenas companhias aéreas, a United Airlines passou por algumas mudanças significativas em sua identidade visual.
Depois de anos em que exibiu um esquema simples com faixas vermelhas e azuis e também uma espécie de escudo, a United decidiu encomendar ao designer Saul Bass seu primeiro logotipo no começo da década de 1970.
O resultado do trabalho de Bass foi icônico, um logo em forma de tulipa composto por dois “U” sobrepostos e pintado com as cores azul e vermelho. Esse símbolo permaneceu na companhia até a fusão com a Continental.
O esquema que estreou a tulipa foi chamado de “Rainbow” (arco-íris) devido às suas três faixas em laranja, vermelho e azul que iam do nariz à cauda sobre uma fuselagem pintada de branco. Essa pintura tão característica ficou intocada até 1988 quando a companhia ampliou o nome “United” e rebaixou a faixa em três cores.
Apenas em 1993 a pintura “Rainbow” deu lugar ao esquema batizado de “Battleship Grey“, uma elegante combinação de cinza no topo da fuselagem com um azul escuro na parte inferior – e que parecia copiado do visual da British Airways. Os dois tons eram separados pelas faixas da pintura anterior. A cauda, por sua vez, mantinha a tulipa intocada, mas menor e sobreposta num fundo com listras de dois tons de azul.
Foi essa pintura que ficou marcada no atentado terrorista contra o World Trade Center em 2001, quando um Boeing 767 da companhia foi lançado contra o arranha-céu de Nova York em 11 de setembro.
Azul ampliado
Em 2004, uma nova mudança importante. Desenhada pela agência Pentagram, a nova pintura da United passou a ser mais leve e focada na cor azul. A empresa contratada optou por preservar a tulipa, mas ela foi estilizada na cauda em tons de branco e num tamanho muito maior.
Na fuselagem, a parte inferior recebeu um azul mais vivo e pequenas faixas em tons degradê. A porção superior da fuselagem voltou a exibir o branco e uma nova fonte tipográfica em preto. Ao seu lado, a tulipa original. O esquema ficou conhecido como “Rising Blue” ou “Blue Tulip”.
O fim da tulipa
A pintura de 2004 foi a última a exibir a tão marcante tulipa, trocada pelo globo herdado como parte da fusão com a Continental seis anos depois e que deu origem na época à maior companhia aérea do mundo. Quem sabe na próxima mudança, a companhia não resolva resgatá-la de alguma forma.
A United pretende aplicar a nova pintura à medida que os aviões cumprem ciclos mais longos de manutenção que ocorrem a cada sete anos. Em 2019, a empresa diz que o novo visual deverá ser visto em outros aviões, incluindo os regionais.
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