A United Airlines segue buscando soluções para o atraso nas entregas dos jatos Boeing 737 MAX 10. Em seu relatório de resultados financeiros do 1º trimestre de 2024, a companhia aérea dos EUA revelou ter assinado cartas de intenção para arrendar mais 35 aeronaves A321neo.
As aeronaves serão fornecidas por dois arrendadores que não tiveram seus nomes revelados e terão motores CFM Leap-1A. As entregas ocorrerão entre 2026 e 2027.
A transportadora também espera uma queda na quantidade de entregas de novas aeronaves em 2024, de 61 jatos de fuselagem estreita e cinco de fuselagem larga.
Substituição de MAX 10 pelo MAX 9
As mudanças ocorrem após a Boeing não conseguir garantir a certificação de tipo do 737 MAX 10, que agora está ameaçada pelos problemas de qualidade de sua linha de montagem.
Desde que um tampão de porta escapou em voo de um 737 MAX 9 da Alaska Airlines em 5 de janeiro, a planemaker passa por um intenso escrutínio de reguladores.
As evidências de que há várias falhas no processo de montagem de suas aeronaves comerciais têm feito a FAA, a autoridade de aviação civil dos EUA, ser mais exigente para aprovar as aeronaves da Boeing.
Como reflexo, as certificações de tipo do 737 MAX 7 e 10, que já acumulam anos de atraso, podem se estender ainda mais.
Diante disso, a United Airlines acordou com a Boeing que produza mais 737 MAX 9 em vez do 737-10 ente 2025 e 2027.
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Ela disse ainda que manterá o direito de converter outros pedidos do MAX 10 em MAX 8 e 9, conforme o necessário, mas pode reverter as opções também, caso a aprovação da aeronave ocorra.
Em janeiro, a United afirmou que planeja encomendar mais A321neo para substituir pedidos do 737 MAX 10. Até o momento, a empresa aérea tem sete desses jatos corredor único de grande capacidade de passageiros em serviço.