A United Airlines mais uma vez tomou a dianteira em direção a novas tecnologias associadas ao transporte aéreo. Após assinar um acordo para compra de jatos supersônicos e uma parceria com a empresa Heart Aerospace, que produzirá modelos elétricos, a companhia aérea dos EUA anunciou na segunda-feira (13) ter investido na ZeroAvia, uma startup britânica que desenvolve tecnologias de conversão de aeronaves convencionais para uso do hidrogênio.
Segundo a United, a meta é converter 50 jatos CRJ-550 para que sejam equipados com motores ZA2000-RJ, de propulsão a hidrogênio/eletricidade a partir de 2028.
“Os motores elétricos a hidrogênio são um dos caminhos mais promissores para viagens aéreas com emissão zero em aeronaves menores, e esse investimento manterá a United à frente dessa importante tecnologia emergente”, disse Scott Kirby, CEO da United.
Segundo o acordo, a empresa aérea terá os direitos de compra de 50 motores com opção de mais 50 unidades.
“Este apoio da United, ao lado de nossos outros parceiros com visão de futuro, demonstra a importância da propulsão hidrogênio-elétrica no futuro do vôo sustentável”, disse Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia. “As rotas da United Express movidas por aeronaves elétricas a hidrogênio permitirão que um grande número de passageiros faça voos com emissão zero nesta década”.
Voos entre o Reino Unido e a Holanda em 2024
A ZeroAvia está desenvolvendo um primeiro motor a hidrogênio, o ZA600, que será instalado num turboélice Dornier 228 a fim de obter a certificação e iniciar voos comerciais já em 2024. A ideia é estabelecer uma rota entre o Reino Unido e a Holanda, assim que sejam encontrados parceiros aptos a operar os voos.
Em setembro de 2020, a empresa realizou o primeiro voo de um avião de passageiros movido a hidrogênio/elétrico, utilizando um monomotor Piper de seis lugares adaptado.