A Boeing e a UPS anunciaram nesta terça-feira (21) um acordo de compra de 19 aeronaves 767F, versão cargueira do widebody.
Graças ao novo pedido, o total de aeronaves cargueiras encomendadas junto à Boeing em 2021 subiu para 80 unidades, além de mais de 80 conversões de jatos de passageiros, afirmou a empresa, que comemorou o ano recordista no segmento.
“O Boeing 767 é a aeronave mais versátil que operamos”, disse o presidente de operações da UPS nos EUA, Nando Cesarone. “Nosso plano de compra de 19 aeronaves e entrega entre 2023 e 2025 está alinhado com a estratégia e previsão de despesas de capital compartilhada durante nosso Dia do Investidor e do Analista de junho de 2021. Também apóia nossos esforços de sustentabilidade, tornando nossa frota mais eficiente e melhorando a confiabilidade”, completou o executivo.
O 767 Freighter é baseado no 767-300ER e pode transportar até 52,4 toneladas de carga em distâncias de 6.028 km (3.255 milhas náuticas).
A UPS foi a cliente lançadora do modelo em 1995 e já encomendou um total de 91 767-300F até hoje. A frota da empresa de cargas compreende atualmente 287 aviões, a maior parte deles fornecida pela Boeing (incluindo 79 767F), além de 52 Airbus A300-600F.
O acordo soa como uma compensação após vários pedidos colecionados pela Airbus com o A350F, variante dedicada a carga baseada no widebody de nova geração.
Com mais do que o dobro de capacidade que o 767F, o A350F poderá transportar 109 toneladas em distâncias de até 8.700 km (4.700 milhas náuticas), de acordo com a Airbus.
A Boeing estuda lançar uma versão cargueira do 777X, mas a decisão a respeito só deve ser tomada quando a certificação do novo widebody estiver mais próxima de ocorrer.