Uruguai fecha a compra de cinco A-29 Super Tucano restantes

País havia assinado acordo com Embraer em agosto passado que previa aquisição de apenas uma aeronave e opção de compra de mais cinco turboélices
Ilustração do A-29 com as cores da Força Aérea do Uruguai (Embraer)
Ilustração do A-29 com as cores da Força Aérea do Uruguai (Embraer)

Cinco meses após assinar um contrato de aquisição de até seis turboélices A-29 Super Tucano, a Força Aérea do Uruguai exerceu a opção para converter cinco opções em pedidos firmes.

O que parece ser um pedido de 11 aviões é na verdade a confirmação da compra de seis Super Tucanos, isso porque o Uruguai havia encomendado apenas um avião junto à Embraer em agosto passado.

Os termos incomuns podem ter relação com aprovações governamentais, somente obtidas recentemente.

O Uruguai foi o segundo país a anunciar uma encomenda da aeronave de treinamento avançado e ataque leve da Embraer em 2024, após o Paraguai.

A fabricante brasileira também assinou um acordo com Portugal para 12 A-29N, versão de padrão OTAN, e outros dois contratos no final do ano que compreendem seis e quatro aeronaves, esta última para um país africano não revelado.

A Força Aérea do Uruguai tem sete jatos A-37 há muitos anos em serviço (Rob Scheiffert)

A encomenda de seis Super Tucanos de dezembro é associada às Filipinas, que manifestou planos de substituir os recém aposentado OV-10 Bronco com o turboélice brasileiro.

Quanto ao Uruguai, os primeiros aviões deverão ser entregues ainda em 2025. A Embraer tem vários Super Tucanos de cauda branca, prontos para entrega há algum tempo.

“Esta incorporação nos projeta tecnologicamente e, ao concluir o processo de aquisição do A-29, nos permite enfrentar, juntamente com a Embraer, os novos paradigmas de segurança regional”, afirma o Comandante da Força Aérea Uruguaia, General Luis H. De León.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
O ATR 72 da VoePass que caiu em 9 de agosto (IndiaEcho/CC)

ATR fará mudança importante em aviões similares ao do acidente da VoePass

Related Posts