O Uruguai avalia o treinador avançado L-39NG, da Aero Vodochody, revelou a fabricante checa nesta semana. Uma comitiva da força aérea do país sul-americano esteve recentemente nas instalações da empresa visitando a linha de montagem do jato de treinamento avançado e ataque leve.
Há bastante tempo, a Fuerza Aérea Uruguaya almeja substituir seus velhos jatos Cessna A-37 Dragonfly assim como preencher o lugar deixado pelos aviões de ataque IA 58 Pucará, desativados em 2017.
O Uruguai também avalia o russo Yakovlev Yak-130, mas nenhuma declaração sobre uma possível encomenda foi feita pelo governo do país até o momento.
O L-39NG é uma versão aprimorada do jato L-39 Albatros, que voou pela primeira em 1968 e que fui operado pela ex-União Soviética e vários outros países alinhados.
O protótipo do L-39NG teve seu motor Ivchenko AI-25TL substituído pelo FJ44-4M, da Williams International, além de receber uma nova suíte de aviônicos e um cockpit de vidro. O jato monomotor pode transportar até 1.650 kg em seus cinco pontos duros nas asas.
Segundo a Aero, o L-39 foi encomendado pela empresa estatal checa LOM Praha sp, que os usará para treinar os pilotos da Força Aérea do país, e também a República do Senegal.
Via Zona Militar
Por que preteriram o vizinho Pampa, que já estava na disputa?