Os dois cargueiros Lockheed KC-130H Hercules comprados recentemente pelo governo do Uruguai da força aérea da Espanha já estão em sua casa em Montevidéo. A primeira aeronave pousou na capital uruguaia no sábado (18) e o segundo aparelho, na madrugada desta segunda-feira (21).
Pelo Twitter, o ministro da defesa uruguaio, Javier Garcia, disse que “a partir de hoje começa um processo de modernização de equipamentos essenciais” das forças armadas do país.
Os aviões de segunda mão comprados da Espanha foram fabricados em 1975 e 1976 e servirão para substituir outros dois Hercules mais antigos operados pela Força Aérea do Uruguai (FAU), da versão C-130B (fabricados na década de 1960). Um desses aparelhos já foi aposentado e o outro, o FAU 592, está participando de sua última missão na Antártica e será desativado em breve.
Em nota oficial, o Ministério da Defesa do Uruguai diz que os aviões receberam atualizações na Espanha a partir do ano 2000. “Uma das melhorias mais notáveis é a cabine de comando equipada com Glass Cockpit (instrumentos de vôo digitais), seus sistemas de automação de voo (piloto automático) e sistemas específicos para operação militar”, destaca o comunicado.
Arriba en este momento la aeronave KC-130H Hércules a la Brigada Aérea I (Carrasco) procedente de España. Una de las dos que se sumará a la flota del Escuadrón Aéreo N° 3 (Transporte). pic.twitter.com/xww0rO5m6R
— Fuerza Aérea Uruguaya (@Fuerza_aerea_uy) December 19, 2020
Arribó esta madrugada a Carrasco el segundo KC 130 H Hércules, adquirido recientemente a España. Estas aeronaves cumplirán misiones de transporte de pasajeros y carga, búsqueda y rescate, ayuda humanitaria, lanzamiento de paracaidistas y reabastecimiento en vuelo entre otras pic.twitter.com/nVF0KD7ncg
— Fuerza Aérea Uruguaya (@Fuerza_aerea_uy) December 21, 2020
Essas aeronaves têm vida útil potencial de 38.000 horas de voo, diz o MoD uruguaio. “Levando em consideração que a FAU voa em torno de 500 horas por ano no Hércules, a vida útil dessas aeronaves com sua manutenção preventiva seria superior a 35 anos. Ambas as aeronaves estavam em serviço ativo na Força Aérea do Reino da Espanha.”
Esta também é a primeira vez que o Uruguai tem aeronaves “KC”, com capacidade para reabastecer em voo (REVO) outros aviões, como os jatos de ataque Cessna A-37B Dragonfly da FAU e que já dispõem de sondas para receber combustível de aviões-tanque.
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