A Força Aérea Americana anunciou publicamente dia 7 de janeiro
que está estudando substituir o jato quadrimotor Boeing VC-25
(747-200 modificado) Air Force One (designado assim somente quando
o presidente dos Estados Unidos está embarcado). A USAF
publicou um “request for information” para fabricantes que possam
fornecer três aeronaves tipo widebody para substituir os VC-25 que
já operam a 19 anos.
Um análise de alternativas feita em
2007, identificou o Airbus A380 como um candidato, sendo uma
solução com melhor custo/benefício para as operações com a aeronave
do que modernizar o VC-25, disse o relatório de aquisição.
A aeronave presidencial deve ser substituída em 2017, seguindo
outra unidade em 2019 e a terceira em 2021.
As opções da USAF são derivadas de versões comerciais do tipo
widebody que podem limitar-se a apenas o Boeing 747-8I e o
A380.
Em outubro de 2007 executivos da Airbus confirmaram que foram convidados pela USAF a fornecer dados sobre o A380, A340 e A330 como parte da análise de alternativas. Diretores da EADS abriram um precedente divulgando informações sobre dados de projeto de suas aeronaves comerciais. Perguntada sobre o novo RFI da USAF o porta-voz da EADS disse: “Nós recebemos o pedido de informações e estamos providenciando.”