O Centro de Engenharia de Conforto (CEC) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) está recrutando voluntários para testes de conforto de passageiros em viagens de avião. Os participantes embarcarão em simulações de voo para avaliar condições de comodidade.
As simulações serão feitas em uma réplica de cabine com 30 assentos, instalada dentro de uma câmara de pressão. A ambientação inclui até espera em sala de embarque e serviço de bordo feito por um comissário profissional. Cada voluntário passará por uma bateria de testes, intercalados por aplicação de questionários e as condições de conforto serão monitoradas por uma central de controle anexa à cabine.
O objetivo do estudo é analisar as sensações de conforto dos voluntários em relação a diversas variáveis, como o nível de ruídos e a temperatura do ar-condicionado. Os resultados serão usados para melhorar o conforto de novos modelos de aeronaves da Boeing, parceira da Poli-USP no projeto.
Os testes serão realizados no início de setembro, em São Paulo. Interessados devem enviar e-mail para conforto@usp.br para obter mais informações. É necessário ter idade acima de 18 anos, experiência mínima de três voos anteriores e boas condições de saúde.
Veja mais: Conheça a classe econômica mais desconfortável do mundo