A Airbus conquistou seu primeiro novo pedido de jatos comerciais em 2023 com o anúncio do acordo com a Uzbekistan Airways para o fornecimento de 12 aviões da família A320neo.
A companhia aérea nacional da República do Uzbequistão assinou contrato para receber oito A320neo e quatro A321neo, mas ainda decidirá se os motores serão fornecidos pela CFM (Leap 1-A) ou Pratt & Whitney (GTF).
As aeronaves se juntarão a 17 modelos da família A320, oito deles Neos, operadores por meio de leasing. A transportadora fala em renovar sua frota, portanto parte dos A320 de primeira geração podem ser desativados ao longo do tempo.
“O contrato firmado com a Airbus é um novo passo em nossa estratégia de modernização da frota, visando oferecer aos nossos passageiros as aeronaves mais modernas e confortáveis. Ao mesmo tempo, essas novas aeronaves da família A320neo com baixo consumo de combustível nos ajudarão a expandir e fortalecer ainda mais nossa presença na Ásia Central, bem como desenvolver nossa rede doméstica e internacional”, disse Ilhom Makhkamov, presidente do conselho da Uzbekistan Airways.
Fundada em 1992, a Uzekistan tem uma frota de 37 aviões, entre eles antigos Boeing 757 e 767-300, mas também sete modernos 787-8 Dreamliner.
A Airbus não revelou quando os novos jatos começarão a serem entregues.