Um vídeo produzido pela Embraer em celebração aos 70 anos da Força Aérea Portuguesa (FAP) traz o primeiro deslumbre do KC-390 Millennium destinado a Portugal. A aeronave, com registro brasileiro temporário PT-ZDK, passa atualmente por testes em solo.
Portugal é o segundo cliente da aeronave multimissão da Embraer, depois da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, a FAP encomendou cinco aparelhos, num acordo avaliado em € 827 milhões assinado em 2019. As entregas estão programadas para começar em 2023 e devem ser concluídas até 2027.
Assim como ocorreu no Brasil, o objetivo de Portugal com a aquisição do KC-390 é substituir a antiga frota de turboélices C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin. A FAP possui atualmente quatro Hercules em serviço e eles devem continuar em operação por mais uma década.
Os KC-390 encomendados por Portugal têm requisitos semelhantes aos modelos da FAB. Os aviões portugueses serão configurados para realizarem diversas missões civis e militares, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais, transporte e lançamento de cargas e tropas e operações de reabastecimento em voo de outras aeronaves.
Portugal é o maior parceiro internacional do programa KC-390 e participa do desenvolvimento e produção da aeronave. Outros países envolvidos no projeto são a Argentina e República Tcheca, que também são cotados como potenciais compradores do avião militar brasileiro.
Hungria e recentemente a Holanda também encomendaram a aeronave multimissão da Embraer para equipar suas forças aéreas. Esses países, no entanto, pediram a versão C-390, que não possui capacidade de reabastecimento aéreo (a opção com essa habilidade é o KC-390).