Em processo de recuperação judicial, a direção das Lojas Americanas confirmou nesta semana que planeja vender o jato corporativo da empresa, um Embraer Phenom 300, para ajudar em sua reestruturação financeira. O assunto foi manchete em grandes portais da imprensa brasileira, que alardearam o fato como uma algo importante no plano de salvação da rede varejista. Mas não é, nem de longe.
Por mais que possa valer muito dinheiro, o Phenom 300 das Americanas pode cobrir somente cerca de um milésimo de sua dívida, que é de R$ 43 bilhões. O jatinho usado pela empresa, um modelo fabricado pela Embraer em 2014, é avaliado entre R$ 45 milhões e R$ 47 milhões – um jato do mesmo tipo novo de fábrica custa em torno de R$ 50,8 milhões.
No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, a aeronave com a sugestiva matrícula PP-LJA aparece com o certificado de aeronavegabilidade suspenso desde o dia 14 de março. Ou seja, na situação atual, mesmo que tenha condições de voo, o Phenom 300 das Americanas não pode nem sair do chão. E não é só isso.
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O RAB cita também um gravame em relação a aeronave, que está em situação de alienação fiduciária. Isso quer dizer que as Americanas ainda não terminou de pagar o jato, que segue em nome de seu financiador: o banco Itaú.
Portanto, mesmo que a varejista consiga vender o Phenom 300 por mais de R$ 45 milhões, talvez nem todo esse montante seja destinado ao plano de recuperação da empresa.
Embraer Phenom 300
O Phenom 300 é o produto mais popular da Embraer Aviação Executiva. Segundo contagem da GAMA, associação que reúne fabricantes do setor de aviação geral, em 2022 o avião da companhia brasileira foi o jato leve mais vendido do mundo pelo 11º ano consecutivo.
Introduzido no mercado em 2009, o Phenom 300 soma mais de 700 unidades entregues a clientes em quase 40 países. Juntando todos esses aparelho, o modelo acumula mais de 1,8 milhões de horas de voo, segundo dados da Embraer.
O Phenom 300 tem capacidade para transportar até 10 passageiros, incluindo um ocupante no assento sobre o toalete da aeronave e outro no posto do co-piloto. Isso é permitido pois o jatinho da Embraer é certificado para operações single pilot, com apenas um piloto na cabine de comando. E nessa categoria, o modelo na versão Phenom 300E é o mais rápido do mundo: pode voar a velocidade máxima de Mach 0.80 (987 km/h).
A série ainda contempla o modelo Phenom 100, com fuselagem mais curta e capacidade para sete ocupantes.
Fazendo a comparação entre o preço da aeronave (uma fortuna pra milhões de mortais como nós) e o preço da dívida, fa z gente ter uma dimensão do rombo extratosfético!!!
Sim, mas também tem o custo de manutenção e não estou falando do da manutenção do avião em si, mas também do custo de manutenção como ativo da empresa. Não é só questão de amortizar a dívida, é parar de cavar o buraco.