O governo de Nicolás Maduro anunciou nesta quinta-feira (12) a suspensão de todos os voos oriundos da Europa e Colômbia com destino a Venezuela por um mês, como medida de contenção diante da pandemia do coronavírus. O país é o primeiro da América do Sul a tomar esse tipo de providência.
Maduro garantiu que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, ainda não chegou ao país, mas “a qualquer momento ele poderia entrar” e que essa medida visa impedir a entrada de possíveis portadores do vírus que está afetando mais de 100 países, incluindo o Brasil que já registrou mais de 70 casos.
“Aqui na Venezuela, tomamos todas as medidas preventivas para detectar a chegada do vírus, mas, sendo uma pandemia que afetou os países mais desenvolvidos do mundo, devemos ser objetivos e saber que a qualquer momento o coronavírus poderá entrar em nosso país”, declarou Maduro.
O sistema de saúde da Venezuela declarou estado permanente de emergência e está aplicando medidas de prevenção e proteção e preparando centros médicos para atender casos detectados em qualquer parte do país. Maduro reiterou que vai combater futuros casos de coronavírus na Venezuela com medicamentos fornecidos por Cuba.
O presidente da Venezuela ainda aproveitou a ocasião e disse que agora é um bom momento para o presidente dos EUA, Donald Trump, suspender as sanções econômicas ao país “para que a Venezuela possa ir ao mercado comprar tudo o que precisa em nível médico para enfrentar essa situação”.
“Nos custa três vezes mais sair e procurar exames para diagnosticar a doença e equipar os hospitais que vão tratar o coronavírus em todo o território nacional”, afirmou Maduro.
Além da suspensão dos vôos, o governo venezuelano anunciou o fechamento de museus e outros espaços de aglomeração pública, além de proibir shows e atividades envolvendo a concentração de pessoas.
Os Estados Unidos, a Rússia e a Espanha adotaram medidas semelhantes para impedir o avanço do Covid-19. O governo russo proibiu nesta quinta-feira o acesso ao país a todos os cidadãos italianos e pessoas de outras nacionalidades provenientes da Itália. Donald Trump, por sua vez, proibiu voos da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, a partir desta sexta-feira.
A Venezuela e o Uruguai são até o momento os únicos países da América do Sul que não registraram casos do novo coronavírus.
Veja mais: Airbus cancela tour do A220 no Brasil devido ao coronavírus