Versão comercial do cargueiro militar C-130J Super Hercules da Lockheed Martin, o novo modelo LM-100J recebeu nesta semana o certificado de atualização de projeto concedido pelo FAA, a agência de aviação civil dos EUA. Essa permissão específica permite que a aeronave seja operada em qualquer lugar do mundo.
O projeto da aeronave foi iniciado em 2014, quando a Lockheed Martin anunciou que atualizaria seu certificado de tipo para que o L-382J (nome de projeto do C-130J Super Hercules) fosse oferecido como LM-100J, uma variante com certificação civil baseada no modelo militar. O primeiro voo da aeronave foi realizado em maio de 2017.
A certificação do LM-100J também marca o retorno do Hercules ao mercado de aviação comercial. Entre 1964 e 1992, a Lockheed produziu o L-100, derivado de gerações mais antigas do C-130. Ao todo foram construídas 114 unidades.
“Como suas contrapartes militares, a frota mundial de L-100 é muito incumbida e muito confiável. Quando essa frota chega ao fim de sua vida útil, os clientes nos disseram que o único substituto para o L-100 é o LM-100J”. disse Rod McLean, vice-presidente da Lockheed Martin.
“Esta certificação FAA atualizada permite que o LM-100J vá literalmente a qualquer lugar do mundo para atender aos requisitos exclusivos e exigentes que foram criados para oferecer suporte”, acrescentou McLean.
Assim como as versões militares, o LM-100J é uma aeronave de múltiplos propósitos, mas orientada para o mercado civil. O avião pode realizar tarefas como transporte, lançamento de cargas em voo e operações de combate a incêndios.
Segundo a fabricante, o novo modelo é 12% mais eficiente em consumo de combustível e tem uma capacidade de carga 20% superior a do L-100, podendo embarcar até 21.772 toneladas.
O preço do LM-100J gira em torno dos US$ 60 milhões, enquanto um C-130 em configuração militar pode custar mais de US$ 100 milhões.
O próximo passo do programa LM-100J será a entrega de duas aeronaves à Pallas Aviation, operadora de lançamento do novo Hercules civil.
Em 2016, a Lockheed Martin havia anunciado que o primeiro cliente do LM-100J seria a empresa brasileira de logística Bravo Industries, com uma encomenda de 10 aviões. As duas partes, no entanto, não confirmam se o pedido continua de pé.
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Acho o Hércules uma aeronave fora de série, trabalhei 19anos da minha vida profissional no Hércules(c-130) e acho quë ela ainda poderia servir muito ao Brasil na condição de hidroavião na Amazônia pois abasteceria com água nos rios e seria usado para apagar incêndio naquela área.
Como se não me engano um tipo de hidroavião já é usado no Canadá.
Até hoje confio muito na aeronave Hércules.
A versão civil do hercules é similar ao Antonov An-10, turbo-helice quadrimotor e antecessor do An-12 cargueiro.