Após mais de 30 anos transportando passageiros, os jatos da série A320 da Airbus agora também são oferecidos como aviões de carga. O primeiro modelo convertido para a nova função é o A321P2F, desenvolvido pela EFW (Elbe Flugzeugwerke) e que deve ser certificado pela agência de aviação civil da Europa (EASA) nos próximos meses.
A EFW é uma joint venture formada pelo grupo Airbus e a ST Engineering, companhia de Singapura especializada em conversões de aviões e manutenção aeronáutica. A sede da empresa fica em Dresden, na Alemanha, mas as atividades de montagem são concentradas em Singapura. O primeiro A321 modificado para transportar cargas voou na cidade estado na Ásia dia 22 de janeiro.
Preparando-se para a abertura do Singapore Air Show, que começa amanhã (11) e segue até o domingo (16), a ST Engineering revelou ao Flight Global que “novos negócios” serão anunciados durante o evento.
A BBAM, empresa de leasing e gerenciamento de aeronaves, confirmou em junho de 2019 “várias” cartas de intenção para conversões no programa A321P2F, diz a ST Engineering.
A divisão de cargas da Qantas será o operador de lançamento do A321 cargueiro. A companhia vai alugar três aeronaves convertidas encomendas pelos grupos de leasing Vallair e Keystone Holdings, uma joint venture de locação da ST Engineering. O primeiro avião vai estrear com a empresa australiana em outubro.
As aeronaves são modificadas a partir de unidades retiradas do transporte de passageiros. O primeiro modelo, por exemplo, é A321 com 22 anos de serviço. O trabalho de conversão do segundo jato (outro A321 fabricado em 1998) começa em março, informou a empresa de Singapura.
A320, finalmente cargueiro
O lançamento de cargueiros baseados nos jatos comerciais A320 e A321 é aguardado há mais de 10 anos. Em 2008, a Airbus assinou um contrato firme com a empresa de leasing AerCap para converter 30 jatos A320/A321 na primeira edição do programa A320P2F. No entanto, em 2011, a fabricante suspendeu o projeto, citando a alta demanda pelas aeronaves no serviço comercial.
Em junho de 2015, o projeto A320P2F foi retomado pela EFW e no ano passado a Qantas foi anunciada como primeiro cliente do A320 cargueiro.
Avião comercial mais vendido do mundo, a família A320 da Airbus acumula mais de 9.000 unidades construídas em 33 anos de operações e ainda soma encomendas por mais de 6.000 aeronaves. Nessa imensidão de pedidos e jatos em serviço, nenhum deles é cargueiro.
A Airbus tem um atuação discreta e baixa adesão no segmento de aeronaves cargueiras. O site da fabricante anuncia os modelos A330-200F e o programa de conversão A330P2F, além do exótico BelugaXL. Por ser um produto da joint venture EFW, o A320P2F não é mencionado no portfólio do grupo europeu, ao menos por enquanto.
A Boeing, por outro lado, tem longa tradição na conversão de seus jatos comerciais para o transporte de carga. A fabricante americana oferece aeronaves novas (modelos 747F, 767F e 777F) e um programa de modificação para modelos 737.
A conversão de aeronaves comerciais da Boeing também é realizada por outras empresas. A mais destacada nesse ramo é a israelense IAI Aerospace, com experiências bem sucedidas em praticamente todos os jatos comerciais da empresa americana.
27 toneladas de carga
Em um mercado onde o peso vale ouro, a série A320F chega apresentando boas credenciais para competir na categoria de cargueiros médios, hoje dominado pelo Boeing 737.
Segundo dados da EFW, o A321F pode transportar até 27 toneladas de carga espalhadas por um compartimento com 208 m² – o porão de cargas do A320F tem 160,6 m² e comporta até 21 ton. A autonomia do jato é de até 3.520 km (o A320F tem alcance de 3.890 km), informa a companhia.
As versões de carga do 737 pode transportar cerca de 23 toneladas, mas o espaço para carga é menor. O compartimento do 737-400F, cargueiro mais comum nos aeroportos, tem cerca de 140 m², abaixo da capacidade oferecida no A320F. A EFW ainda sugere o A321F como uma opção para substituir antigos cargueiros baseados do Boeing 757, outro avião importante no setor de cargas.
A empresa alemã diz que o A320 oferece uma base de “matéria-prima para conversão sem precedentes” com a alta disponibilidade de aeronaves no futuro (jatos A320 que serão desativados do serviço de passageiros nos próximos anos).
Outro programa de conversão do A321 em andamento é o A321PCF desenvolvido pela 321 Precision Conversions, um joint venture entre as companhias norte-americanas Precision Aircraft Solutions e Air Transport Services Group (ATSG). O primeiro jato convertido pelo grupo está perto de ser finalizado e deve voar nos próximos meses.
A entrada do A320 no setor de cargas marca uma nova e promissora fase na carreira do jato mais popular da Airbus e abre mais uma área de competição com a Boeing.
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Nosso KC-390 tem capacidade de carga de 26 toneladas e autonomia de 6.000 km. E pode operar em pistas mais rudimentares. Não é formidável?
Mas quanto custa o KC390 ? Os 320F são aeronaves provenientes da aposentadoria da aviação de passageiros, apresentando um custo muito inferior.