Um jato Embraer E190 da Azerbaijan Airlines se acidentou após tentar um pouso de emergência próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão.
Gravações de vídeo mostram a aeronave fazendo uma curva à direita e perdendo altitude rapidamente até se chocar com o solo, se despedaçar e pegar fogo.
Azerbaijan Airlines Embraer E190 crashed in Kazakhstan. #embraer #azerbaijanairlines pic.twitter.com/sIM6lBqyux
— Air Data News (@airwayaviation) December 25, 2024
Segundo o Ministério dos Transportes, havia 62 passageiros e cinco tripulantes a bordo. O avião fazia o voo J28243 entre Baku e Grozny em 25 de dezembro.
A despeito do choque violento, vídeos mostravam pessoas sendo resgatadas da aeronave em aparente ferimentos leves. Segundo autoridades locais, ao menos 30 pessoas teriam sobrevivido à queda.
O E190 da AZAL tinha a matrícula 4K-AZ65 e foi entregue pela Embraer à companhia aérea em julho de 2013. A aeronave podia transportar até 106 passageiros.
Dados de rastreamento do FlightRadar24 mostram que a aeronave voava a 30.000 pés 36 minutos após decolar de BAku e então começou a perder altitude rapidamente.
Por mais de uma hora, os pilotos tentaram manter o jato em voo, com grandes oscilações de altitude enquanto sobrevoava o Mar Cáspio até chegar próximo à Aktau.
Uma versão mais longa do vídeo acima revela que o avião da Azerbaijan fez vários movimentos de subida, aparentemente perdendo velocidade, para então mergulhar e acelerar.
ava o Mar Cáspio até chegar próximo à Aktau.