Um acidente impressionante com um avião agrícola nesta segunda-feira (15) foi flagrado por várias pessoas que acompanhavam a tentativa de aeronave de apagar um incêndio em uma cidade no sul do Chile.
O piloto de um avião Thrush S-2R-T660 Thrush 710P, no entanto, acabou acertando um poste com sua asa direita e perdeu o controle da aeronave.
Agricultural plane hits pole and crashes onto road in Chile. pic.twitter.com/KyCKj8lQMW
— Air Data News (@airwayaviation) January 16, 2024
Ainda carregada com muito combustível, a aeronave pegou fogo no ar antes de cair sobre uma estrada próxima à cabeceira do Aeroporto de Panguilemo. O piloto não sobreviveu, segundo comunicado da DGAC, a autoridade de aviação civil do Chile.
O avião atingiu um carro no solo e houve relatos de três feridos, mas não se sabia o estado de saúde dessas pessoas até a publicação deste artigo.
O monomotor Thush 710P de matrícula EC-NPL pertencia à empresa espanhola Plysa, ligada à Air Nostrum, e prestava serviço para a Air Andes.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O turboélice é fabricado pela Thrush Aviation, empresa que assumiu o espólio da Ayres, uma tradicional fabricante de aviões agrícola que faliu em 2001.
Concebido como um avião de pulverização agrícola como o Embraer Ipanema, o 710P também pode ser usado para combate a incêndios graças a um tanque transportado na barriga da fuselagem.