Um caça F-35B, de decolagem e pouso vertical/curto (V/STOL), sofreu um acidente na pista da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, nesta quinta-feira, 15.
A aeronave realizava um pouso vertical quando já praticamente no solo voltou a levantar a cauda e a girar sem controle. Diante da situação de emergência, o piloto ejetou a poucos metros do chão e suas condições físicas não foram divulgadas. O acidente foi gravado por um observador e postada na conta Houston Air Watch do Twitter. Veja abaixo.
F-35 crash-lands in Fort Worth, TX – pilot ejected 🇺🇸 #aviation pic.twitter.com/Ov7qXf0xad
— Houston Air Watch (@houstonairw) December 15, 2022
O caça F-35 é fabricado em Fort Worth, nas antigas instalações onde eram produzidos os F-16 Fighting Falcon. A versão F-35B é operada pelos Fuzileiros Navais dos EUA e pelo Reino Unido, mas possui pedidos de outras nações como Japão e Itália. Ele é equipado com um sistema complexo de propulsão capaz de permitir pousos e decolagens curtos ou verticais.
O acidente é mais um a se juntar a uma extensa lista do jato de 5ª geração, que tem impressionado por esse tipo de problema. Nos últimos 12 meses, três aeronaves foram perdidas: um F-35B da Real Força Aérea RAF), um F-35A da Força Aérea dos EUA e um F-35C da Marinha dos EUA, que caiu no Mar da China Meridional.