Um vídeo mostrando um caça Sukhoi supostamente pousando na Base Aérea de Mehrabad, em Teerã, foi publicado em redes sociais nesta terça-feira, 18. Segundo relatos locais, três aeronaves Su-35 teriam chegado ao país para serem entregues à Força Aérea da República Islâmica do Irã (IRIAF).
As imagens de baixa resolução não permitem conclusões, mas os jatos parecem ostentar marcas russas e ausência de algumas características do Su-35 como a ausência de um protetor térmico nos estabilizadores. A agência de notícias Tasnim afirmou mais tarde que o vídeo é falso, alegando que as aeronaves ainda não foram recebidas.
A pintura vista no vídeo não coincide com o padrão visto nos jatos destinados ao Egito, mas nada impede que isso tenha sido alterado.
Recentemente, o governo do Irã confirmou o acordo para receber caças Su-35 que foram originalmente fabricados para o Egito a partir do final de março.
Quinze desses aviões chegaram a ser montados e estavam armazenados numa base aérea na Rússia.
Very popular today video of “Su-35 landing in Iran”. Except that it’s not a Su-35 at all. pic.twitter.com/AIx8d9vHNl
— Piotr Butowski (@piotr_butowski) April 18, 2023
O acordo com a Rússia envolveria sistemas de defesa aérea, mísseis e helicópteros em troca do fornecimento de drones Shahed, da HESA, e que têm sido usados em ataques à infraestrutura da Ucrânia.
O Su-35 é uma uma variante avançada do Su-27, caça mais capaz desenvolvido na União Soviética. A aeronave possui equipamentos como radar AESA (active electronically scanned array) Irbis-E, IRST (Infra-Red Search and Track) e sistemas de guerra eletrônica.
O caça se diferencia de seu antecessor pela bequilha com dois pneus em vez de um, ausência do freio de ar do dorso, estabilizadores com proteção contra o calor e mais pontos de suporte de armamentos, entre outros.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A Força Aérea da República Islâmica do Irã possui uma frota de caças variada que inclui até mesmo o Grumman F-14 Tomcat, entregues antes que o governo do Xá Reza Pahlavi fosse deposto na Revolução Islâmica em 1979.