Um antigo cargueiro militar Transall C-160 da Força Aérea da Turquia fez um pouso de emergência em Kayseri, no centro do país, após sofrer uma falha técnica durante um voo de treinamento.
Pouco antes, o turboélice bimotor assustou pessoas que estavam numa rodovia nas proximidades ao passar muito baixo pelo local. Veja abaixo um vídeo gravado por um motorista de um pequeno caminhão.
Uma imagem ainda não confirmada mostra uma aeronave ficou bastante avariada. O C-160 aparece sobre vegetação com a asa esquerda parcialmente destruída e as hélices amassadas.
A Turkish Air Force C-160 Transall transport plane made an emergency landing after a technical problem. pic.twitter.com/DuU9TqVNtm
— Air Data News (@airwayaviation) January 25, 2024
O Ministério da Defesa da Turquia afirmou que os tripulantes saíram ilesos, mas considerou como pequeno o dano na aeronave.
“Uma aeronave C-160 decolando do 12º Comando da Base de Transporte Aéreo de Kayseri para treinamento teve que fazer um pouso de emergência devido a um defeito técnico. Nossa aeronave sofreu pequenos danos. A saúde dos nossos pilotos e tripulantes é boa”, afirmou o governo em comunicado.
A Força Aérea da Turquia recebeu 20 turboélices da antiga Alemanha Ocidental na década de 70, mas apenas dois estariam operacionais.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O C-160 é um projeto que foi desenvolvido pela França e a Alemanha nos anos 60 como uma aeronave de transporte semelhante ao C-130 Hercules. Um total de 214 aviões foi fabricado e hoje, além da Força Aérea da Turquia, apenas uma empresa australiana mantém três deles ativos.