Um quadrimotor de transporte militar Ilyushin Il-76 caiu próximo à cidade de Ivanovo, a cerca de 200 km de Moscou nesta terça-feira, 12, vitimando os 15 ocupantes.
Vídeos que foram publicados em redes sociais mostram uma aeronave do tipo com um dos motores da asa direita em chamas. Outra gravação sugere que o motor se desprendeu do Il-76 antes da aeronave cair. Uma grande nuvem de fumaça preta é vista minutos depois.
O Il-76 é um cargueiro militar versátil e numeroso nas forças armadas da Rússia, mas também usado por operadores civis. A identificação da aeronave acidentada ainda não era possível no momento da publicação deste artigo.
Russian Il-76 crashes near Ivanovo, 200 km north-east of Moscow. 12 Russians were reportedly on board. pic.twitter.com/YuVfa3Lixk
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) March 12, 2024
A cidade de Ivanovo está localizada a nordeste de Moscou e distante da fronteira com a Ucrânia. A Rússia tem perdido recentemente vários Il-76 e a sua versão de alerta aéreo antecipado, o A-50.
Um Il-76 foi derrubado pela Ucrânia enquanto transportava prisioneiros de guerra, acusou a Rússia. Os militares ucranianos também alegam que dois aviões-radar A-50 foram derrubados neste ano.