Um vídeo de um passageiro da Yeti Airlines, começou a circular nas redes sociais nesta segunda-feira, 16, mostrando o que seriam os últimos segundos do voo YT691, que caiu neste domingo na cidade de Pokhara, no Nepal.
O passageiro, Sonu Jaiswal, de origem indiana, está sentado no fundo da aeronave, um ATR 72-500 de prefixo 9N-ACN, e teria feito uma transmissão ao vivo em seu perfil no Facebook.
Além de mostrar rapidamente a cabine com seu celular, ele grava alguns pontos de referência conhecidos da cidade como o Templo Bhadraki, localizado no alto de um morro, e logo em seguida, o estádio de futebol da cidade – AIRWAY comparou o vídeo com imagens de satélite e pode confirmar que se trata de Pokhara.
Instantes depois, enquanto filmava a cabine, a imagem começa a tremer, gritos são ouvidos e logo em seguida um grande barulho e o que parecem ser chamas. Após alguns instantes, ainda nota-se movimentos nas imagens até que o celular parece parar ainda gravando.
Veja também: Helicótero da Ucrânia cai em Kiev com integrantes do governo
Até o momento da publicação deste artigo não havia qualquer confirmação se a gravação é real. mas o jornal The Times of India trata o material como autêntico, identificando quatro passageiros, incluindo o autor do vídeo, como “entuasiatas de paragliding”.
Diante do impacto violento da aeronave, seria pouco provável que um aparelho como um smartphone resistisse a energia gerada, ao calor e continuasse funcionando.
O acidente com o ATR 72-500 da Yeti Airlines é o mais grave no Nepal em 30 anos. Todos os 72 ocupantes faleceram na queda. As autoridades ainda não têm uma explicação para a queda, mas conseguiram recuperar as duas caixas pretas da aeronave.
Abaixo, o vídeo, que traz cenas estressantes e que podem causar mal estar em pessoas sensíveis. Recomenda-se não assisti-lo se você se encaixa nessa descrição.
El siniestro del avión ATR 72 de Yeti Airlines en Nepal es quizás el primer accidente aéreo que es transmitido en vivo desde el interior de la aeronave. Uno de los 72 ocupantes que murieron estaba transmitiendo en sus redes sociales cuando ocurrió el hecho https://t.co/3j0HcvVyWc pic.twitter.com/9u9WmaObzS
— WEB INFOMIL.COM (@Webinfomil) January 16, 2023
Irresponsabilidade usar o celular em voo, ainda mais conectado ao vivo, e durante operação de aterrisagem.