Vídeo inédito mostra cargueiro Il-76 não conseguindo frear durante pouso no Mali

Aeronave da Força Aérea do Mali associada com o grupo Wagner ultrapassou os limites da pista e caiu de um barranco no Aeroporto de Gao no sábado, 23
O Il-76 perto de ultrapassar os limites da pista (redes sociais)

Um vídeo de uma câmera no Aeroporto Internacional de Gao foi compartilhado na rede Telegram nesta semana mostrando o cargueiro Il-76 da Força Aérea do Mali que se acidentou no sábado, 23.

A aeronave de matrícula TZ-98T surge na gravação pousando na pista de 2.500 metros de extensão, aparentemente em alta velocidade. Os pilotos não conseguem reduzir a velocidade do jato quadrimotor que então ultrapassa os limites da pista e cai em um barranco à frente.

Logo em seguida, uma enorme coluna de fumaça preta surge enquanto a aeronave pega fogo – o acidente não teve até o momento uma declaração oficial do governo de Mali.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Também ainda não se se sabe o número de ocupantes da aeronave nem se houve vítimas, o que é provável diante da gravidade mostrada pelo vídeo.

O Ilyushin Il-76 é um cargueiro desenvolvido durante a Guerra Fria na antiga União Soviética e tem se mantido em produção desde então. Ele forma a espinha dorsal do transporte militar da Força Aérea da Rússia.

Video emerges showing Il-76 plane exceeding runway limits in Mali 

A aeronave acidentada foi apontada como pertencente ao grupo de mercenários russos Wagner, mas não houve confirmação do fato.

Não havia relatos oficiais sobre as prováveis causas do acidente nem possíveis vítimas (redes sociais)

Localizado na África Ocidental, o Mali está em guerra civil após grupos separatistas islâmicos tentarem derrubar o governo militar, que subiu ao poder após um golpe de estado em 2020.

Para tentar conter as rebeliões, o governo teria contratado o grupo paramilitar Wagner para lutar junto com as forças armadas do país.

Em agosto, o líder do Wagner, Yevgeny Prigozhin, morreu a bordo de jato executivo Embraer Legacy após a aeronave cair em circunstâncias não explicadas. Dois meses antes, ele havia desafiado o presidente russo, Vladimir Putin, em um motim iniciado próximo à fronteira com a Ucrânia.

Total
0
Shares
Previous Post
Embraer KC-390 Millennium

Ministro da Defesa será ‘vendedor da Embraer’ em oferta de KC-390 para a Suécia

Next Post

Por que o BNDES empresta dinheiro para cias aéreas estrangeiras comprarem aviões da Embraer?

Related Posts
Total
0
Share