Há uma semana, a Embraer realizava o voo inaugural do primeiro KC-390 Millenium da Força Aérea da Hungria, que encomendou duas aeronaves em 2020.
Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, a fabricante brasileira publicou um vídeo que mostra os bastidores do primeiro voo do jato húngaro.
O voo, que teve uma duração de 4 horas, foi precedido pela visita de membros da Força Aérea da Hungria para conhecê-lo.
O jato multimissão, equipado com dois turbofans IAE V2500, decolou da pista das instalações de Gavião Peixoto (SP), onde a Embraer monta a aeronave – a bordo quatro tripulantes responsáveis dos testes.
O KC-390 da Força Aérea da Hungria poderá realizar reabastecimento aéreo e também é o primeiro a contar com uma Unidade Terapia Intensiva a bordo.
Sete KC-390 já estão em serviço
A aeronave da Hungria está utilizando a matrícula provisória PT-ZHP antes da entrega, quando será designado com a numeração 601.
O KC-390 húngaro possui o número de série 39000014 e é um dos 11 jatos do tipo que já voaram. A Embraer tem ao menos outros três aviões praticamente concluídos da encomenda da Força Aérea Brasileira (FAB), mas o status de voo é desconhecido.
Além dos seis KC-390 que operam na FAB, há um jato da Força Aérea de Portugal ativo e duas aeronaves de demonstração da Embraer (PT-ZNJ e PT-ZNG, este emprestado pela Força Aérea).
O protótipo número 1, PT-ZNF, teria sido desmantelado após um incidente em Gavião Peixoto em 2018.
o KC-390 Húngaro irá receber a matrícula 610 na HUNAF e não 601.