Após chegarem de navio no domingo, 25, os dois novos caças F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram na tarde desta quarta-feira, 28, em direção ao Centro de Ensaios em Voo mantido pela Saab e a Embraer nas instalações de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo (SP).
As duas aeronaves foram trazidas pelo navio Minervagracht até o terminal portuário de Navegantes (Portonave), em Santa Catarina. Horas depois os jatos supersônicos fizeram um traslado pelas ruas da cidade até o Aeroporto de Navegantes, onde foram preparados para voar pela equipe da fabricante sueca. Entre os requisitos para liberá-los para voo está a instalação do assento ejetável e de kit sobrevivência, além de abastecimento e preparo de acionamento em solo.
Apesar da capacidade de atingir Mach 2 (duas vezes a velocidade do som), os Gripen de matrículas FAB 4103 e FAB 4104 levaram cerca de 50 minutos para percorrer os 570 km que separam Navegantes de Gavião Peixoto.
Na Embraer, os novos Gripen se juntaram aos jatos FAB 4101 e FAB 4102, que foram entregues em abril, e ao precursor do programa, o F-39E de matrícula FAB 4100.
Segundo a FAB, “em Gavião Peixoto, pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executam ensaios em voo até que as aeronaves estejam prontas para receber o certificado militar. O documento é uma espécie de licença inicial de operação. Finalizada esta fase, os caças serão transferidos para a Base Aérea de Anápolis, onde passam pelas etapas finais de entrega e início da operação pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA)“.
Nem a Saab ou a FAB revelaram quando um novo lote de caças será entregue. Para que a aeronave seja operacional, é necessário até atingir um número mínimo de unidades entregues. O Brasil adquiriu um lote inicial de 36 aviões, mas assinou recentemente um aditivo para mais quatro jatos. Além disso, a Aeronáutica negocia um segundo lote com mais 26 Gripen.
Todos os dados disponíveis indicam mach 2.Confirmam mach 1.8?
Olá Gilberto, tem toda razão. Vamos corrigir a informação, obrigado!
Agora será outro parto para as aeronaves saírem da Embraer e chegarem na sua base de operação.