A Leonardo realizou o voo inaugural do primeiro AW609 de produção em série em 13 de outubro. A inédita aeronave civil de rotores basculantes é aguardada há anos e deve entrar em serviço em 2023.
Batizada como AC5, a aeronave foi montada nas instalações da Leonardo na Filadélfia (EUA), onde outros três AW609 estão sendo fabricados neste momento. Mas, apesar de ser o primeiro tilt-rotor de produção em série, ele será usado pela própria Leonardo no programa de certificação e também como aeronave de demonstração.
“Esta incrível conquista se soma a vários marcos para o programa AW609 no ano passado, por meio de seu progresso técnico e durante suas aparições públicas. Juntos, isso atesta o nível de maturidade que este programa inovador alcançou e nossas credenciais para sermos pioneiros no domínio emergente de helicópteros rápidos”, disse Gian Piero Cutillo, diretor administrativo da Leonardo Helicopters.
Segundo a Leonardo, existem agora quatro AW609 em voo, dois deles na Itália e dois nos Estados Unidos, que já completaram quase 1.900 horas de voo.
Com seus rotores basculantes, o AW609 oferece um desempenho misto de helicóptero e aeronave turboélice. Até hoje apenas uma aeronave desse tipo foi produzida em série, o V-22 Osprey, de uso militar, desenvolvido pela Bell e Boeing, e que também foram os criadores do próprio AW609.
O tilt-rotor pode transportar até nove passageiros em cabine pressurizada, podendo ser usado como aeronave executiva, mas também em missões de ambulância aérea, SAR, offshore e patrulha, atendendo tanto aos setores privado quanto governamental.
O primeiro cliente do AW609 será o Bristow Group, que realizou recentemente um voo de demonstração com um dos protótipos. A Leonardo também fechou um acordo de venda de quatro aeronaves para um operador europeu de helicópteros cuja identidade é mantida em sigilo.